A Importância dos Vínculos Afetivos com os Pais e Professores no Desenvolvimento da Aprendizagem da Criança

Marcelo Pelucio dos Santos, Luciana Cordeiro, Sonia Petitto

Resumo


O presente trabalho, realizado através de uma pesquisa bibliográfica para conclusão de especialização em psicopedagogia clínica, teve por objetivo buscar na literatura quais eram as possíveis consequências na criação dos vínculos afetivos ou a falta deles sobre a aprendizagem. Sob o enfoque piagetiano, mas sem desconsiderar o pensamento interacionista e com elementos da abordagem psicanalista, pode-se verificar de forma unívoca que a afetividade humana é considerada como fator preponderante para o desenvolvimento biopsicossocial. Encontrou-se respaldo para discutir sobre a dificuldade de aprendizagem estar associada às questões afetivas e justificar que: ensinar e aprender transcorre a partir de vínculos afetivos entre as pessoas. A psicanálise vê a construção dos vínculos com fundamental importância no desenvolvimento humano. Se todo indivíduo que nasce está predisposto a aprender, as pessoas com as quais convive certamente participam desse processo. Os pais ou cuidadores e professores são vistos nesse texto como elementos fundamentais que podem oferecer o afeto, criar e fortalecer esses vínculos e ensinar amorosamente para os enfrentamentos da vida.


Texto completo: PDF