A Espiritualidade como Componente Pedagógico da Educação para a Paz: Reflexões e Possibilidades
Resumo
Este artigo traz a reflexão sobre a espiritualidade no contexto da Educação para a Paz, pensando sua articulação junto à perspectiva pedagógica na escola.A análise parte do estudo da Educação para a Paz como dimensão pedagógica do movimento de Cultura de Paz e, ao mesmo tempo, sendo constituída por cinco pedagogias interconectadas: Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia do Conflito, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências/Convivências (SALLES FILHO, 2016). Deste quadro, a Pedagogia da Ecoformação, como dimensão mais sensível dentre as cinco pedagogias da Paz, seria o espaço adequado para a construção de alternativas pedagógicas importantes na articulação entre espiritualidade e paz. Neste contexto, pensando pedagogicamente, a Educação para a Paz acolhe a reflexão sobre a espiritualidade dentro da Pedagogia da Ecoformação, devidamente relacionada com as demais pedagogias da paz que enfatizam valores humanos, direitos humanos, conflitologia e as vivências/convivências.