A DIALÓGICA E O VALOR SOCIAL DO TRABALHO: A SÍNDROME DE BURNOUT E O LABOR DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA PELO SARS-COV-2.

Matheus Soletti Alles

Resumo


O artigo tem como objeto de estudo o desenvolvimento da Síndrome de Burnout na atividade laboral exercida pelo professor durante a pandemia pelo novo coronavírus. No ensaio, a partir das inovações desenvolvidas pela modernidade do ensino, principalmente no ensino à distância e sua ampla propagação, analisa-se o confinamento, a sobrecarga de trabalho e as exigências de produtividade inerentes ao cargo do professor, onde o desenvolvimento educacional resta atrelado à condição de distanciamento interpessoal. Aborda-se o enfrentamento pelos respectivos profissionais dos novos desafios impostos pelo coronavírus, em um estado de esgotamento psicológico o que torna um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos e principalmente de doenças ocupacionais. Com o que, nessa conjectura de adversidades, objetiva-se progressão da atividade de ensinar durante o isolamento social por intermédio do conceito da dialógica e da promoção do trabalho como valor social, através da construção de redes de sociabilidade que auxiliem na inclusão, no respeito e reconhecimento recíproco à dignidade do ofício do professor.

 


Palavras-chave


Direito; Direito do Trabalho; Direitos Humanos; Coronavírus

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