APROXIMAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS COM O PENSAMENTO DE MIKHAIL BAKHTIN: UM ESTUDO DIALÓGICO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM

José Ronaldo Ribeiro da Silva (IFCE/UERN), Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa (UERN)

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo destacar as contribuições teóricas e práticas do pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin para a educação brasileira, notadamente no que se refere à concepção de linguagem e as consequências pedagógicas provocadas por sua epistemologia. Destacam-se sobremaneira, entre os interdiscursos, os conceitos de linguagem enquanto processo social e dialógico, de gêneros discursivos, de intertextualidade, de polifonia e de processos de transmissão da palavra do outro – discurso citado direto, indireto, indireto livre e suas variantes – dentre outros, resgatados no âmbito desta pesquisa documental e comparativa através de análise de excertos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e de citações extraídas de obras do referido autor. Constatou-se, por meio de uma análise discursiva, que muitas questões levantadas pelo filósofo e por seu grupo de pensadores, conhecidos por Círculo de Bakhtin, constituem os discursos educacionais expressos nos referidos documentos e influenciam diretamente em questões didático-pedagógicas específicas do ensino da Língua Portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: Mikhail Bakhtin, Educação brasileira, Ensino de língua portuguesa, Abordagem dialógica da linguagem.

 

Abstract

 

This paper aims to highlight the theoretical and practical contributions of the thought of philosopher of language Mikhail Bakhtin for Brazilian education, especially as to the conceptions of language and pedagogical consequences caused by his epistemology. As to author´s thought, we can find the notion of languag as a social and dialogical process of genres, intertextuality, polyphony and transmission processes of the word of the other - direct speech, indirect cited speech and its variants - among others, brought to discussion by this documentary and comparative research that analyzes excerpts of the Brazilian Curricular Parameters of Portuguese Language for Elementary and High Education and citations from author’s work. We found, by means of a bakhtinian dialogical discursive analysis, that many issues raised by the philosopher and his Circle, known as the Circle of Bakhtin, constitute the educational discourses expressed in those documents and influence directly in specific didactic and pedagogical issues of teaching Portuguese language in Brazil.

KEYWORDS: Mikhail Bakhtin. Brazilian Education. English Language Teaching, Dialogical Language Approach.


Referências


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