O INTERNETÊS COMO UMA AMEAÇA À LÍNGUA PORTUGUESA: ANALISANDO POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS
Resumo
O site da Revista Educação Pública, do Rio de Janeiro, possibilita o intercâmbio de conhecimento entre educadores por meio de oficinas, fóruns de discussão, divulgação e produção de textos educativos, científicos ou literários. Tomamos aqui a discussão sobre a ligação entre língua e nação, analisando discursivamente um espaço opinativo da mídia social da internet: um site em que a pergunta inicial O internetês é uma ameaça à língua portuguesa? Assim, desenvolvemos uma crítica apoiada pelas reflexões da Linguística, principalmente no campo da Sociolinguística variacional e da visão dialética da linguagem (Análise do Discurso bakhtiniana). Desta maneira, colocamo-nos a refletir sobre a noção do purismo linguístico verificando como as respostas-opiniões dos participantes da situação de discussão virtual concebem questões do uso linguístico pelos sujeitos. Como se constroem as argumentações sobre atitudes dos sujeitos em relação às variações linguísticas? Preservar língua é preservar uma cultura nacional? O que se considera norma culta? Falamos errado? Escrevemos errado?
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v6i2.1319
Referências
Texto debatido:
Espaço “Discutindo”. Tema: “O internetês é uma ameaça à língua portuguesa?”: . Acesso em 28 de novembro de 2012.
Referências e Textos consultados:
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002
BAKHTIN/VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 4.ed. São Paulo: Hucitec, 1988.
CALVET, Louis-Jean. Sociolingüística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2002.
FARACO, Carlos A. (Org.) Estrangeirismos: guerras em torno da língua. 2. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.