LIMIARES DO CORPO-POEMA NA CRIAÇÃO POÉTICA DE ANA CRISTINA CESAR
Resumo
O presente estudo analisa a criação poética da brasileira Ana Cristina Cesar (1952-1983), com o objetivo de destacar os corpos-poemas criados a partir da pluralidade das subjetividades poéticas presentes no texto da autora. Metodologicamente, a pesquisa entrecruza a revisão bibliográfica da compilação de Ana Cristina, intitulada Poéticas, de 2013, com as percepções críticas advindas do documentário sobre a autora, denominado Bruta Aventura em Versos, de 2011. O bojo teórico da investigação concentra-se nas teorias da modernidade na literatura, bem como em pontuais leituras no âmbito dos estudos de gênero. Evidenciam-se, a partir do entrecruzamento, as singularidades do deslocamento que a poeta faz ao inscrever corpos-poemas que partem dos movimentos de tecer a escrita a partir do próprio horizonte. Com isso, a discussão do estudo centra-se no destoar que o corpo-poema provoca numa instância discursiva que regula a noção de feminino dos/nos corpos. Na conclusão, o estudo reflete acerca dos trâmites do corpo-poema no âmbito social, o que evidencia uma relação mútua e particular entre a leitura poética e a leitura de mundo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v6i2.1333
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