O MENINO QUE FORMOU O HOMEM: MEMÓRIAS INFANTIS E ESCRITA DE SI NA OBRA INFÂNCIA DE GRACILIANO RAMOS

Olívia Bruna de Lima Nunes (UECE)

Resumo


Nascido no dia 27 de outubro de 1892 na cidade de Quebrangulo, Alagoas, Graciliano Ramos alternou seus dias infantis pelas cidades nordestinas de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE). Locais marcados pela seca, climática e afetiva, tornando sua infância uma fase turbulenta, aspecto este que se encontra fortemente presente em sua escrita memorialístca. Com base nisso, o presente artigo analisa as composições das memórias contidas nos contos da obra Infância do literato alagoano. O foco de nossa análise são as lembranças-imagens infantes do autor e o modo como o Eu fala de Si, mostrando a articulação entre o ontem e o hoje, entre o real e o fictício específico das escritas intimistas.


Referências


ALBURQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Violar memórias e gestar História: abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um parto difícil. In: _____________. História A arte de inventar o passado: Ensaios de teoria da História. Bauro, SP: Edusc, 2007.

BACHELARD, Gaston. Os devaneios voltados para a infância. In: ______. A poética do devaneio. Trad. Antônio de Pádua Danesi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988. pp. 93- 137.

BEZERRA, Ana Cristina Pinto. Um olhar sobre as “infâncias” nas narrativas de Graciliano Ramos. In: Revista Desenredos. Ano IV, n. 14. Teresina. Jul/Ago./Set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 29 de Jun. de 2016.

BERGSON, Henri. Do reconhecimento das imagens. A memória e o cérebro. In: ____________. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 4. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. pp. 83- 153.

DOUEK, Sybil Safdie. Memória involuntária, esquecimento e rememoração. In: ___________. Memória e Exílio. São Paulo: Escuta, 2003.

MORÃO, Paula. O Secreto e o Real- Caminhos contemporâneos da autobiografia e dos escritos intimistas. In: ______________. O Secreto e o Real- ensaios sobre Literatura Portuguesa. Lisboa: Campo da comunicação. 2011.

PEREIRA, Maria Betânia Almeida. Memórias de infância em Graciliano Ramos. In: V ENLETRATE, Campo dos Goytacazes- RJ. Anais. 2011. Disponível em: . Acesso 10 de Jun. de 2016.

RAMOS, Graciliano. Infância. 19ª ed. Rio, Record, 1984.

ROCHA, Clara. Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina. 1992.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.