LITERATURA E SOCIEDADE EM OS MARTÍRIOS DE GENOVEVA E OS SOFRIMENTOS DE ALZIRA, DE LEANDRO GOMES DE BARROS
Resumo
O trabalho objetiva estabelecer por meio da crítica sociocultural uma ponte estética entre realidade social e representação artística em dois romances da literatura de cordel que giram em torno do recorrente tema da mulher perseguida - Os martírios de Genoveva e Os sofrimentos de Alzira, do poeta popular Leandro Gomes de Barros (1865-1918). A abordagem dos textos selecionados realiza-se sob uma perspectiva comparatista que investiga as vinculações entre literatura e sociedade. Para a apreciação teórica e crítica empregam-se, maiormente, as formulações de Menezes (1977) e (1999), Candido (2011), Santos (2006) e Zumthor (2009).
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1618
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Átila F. de SOBRINHO, José Alves. Dicionário bio-bibliográfico de repentistas e poetas de bancada. Paraíba: UEPB, 1978.
BARROS, Leandro Gomes. História do boi misterioso e outros cordéis. Organização de Irani Medeiros. São Paulo: Hedra, 2004.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade – estudos de teoria e história literária. 12 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. Literatura popular em verso – estudos. Manuel Diegues Júnior (et al) Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1986.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilcedo Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
KUNZ, Martine. Cordel – a voz do verso. Fortaleza: Museu do Ceará / Secretaria da Cultura e do Desporto do Ceará, 2001.
MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Para uma leitura sociológica da literatura de cordel. Revista Ciências Sociais. V. VIII. N. 1-2. Fortaleza, 1977.
_____. Da classificação por ciclos temáticos da narrativa popular em verso: uma querela inútil. Conferência proferida no Encontro Intermediário do GT de Literatura oral e popular da ANPOLLL. Poéticas do Oral e o Milênio. Salvador: UFBA – 12- 14 de julho de 1999.
PROENÇA, Manoel Cavalcante. (Org.) Literatura popular em verso - antologia. Belo
Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
PROJETO NAÇÃO POTIGUAR. Cantares – dona Militana. (CD), vol. 1. 2002.
RUYRA, Joaquim. Genoveva de Brabant. Ilustração de Joan I’vori. Barcelona: Biblioteca Virolet, 1926.
SANTOS, Idelette Muzart-Fonseca dos. Memória das vozes – cantoria, romanceiro e cordel. Salvador: Secretaria da Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2006.
ZUMTHOR, Paul. Falando da Idade Média. Tradução de Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.