ASTÚCIA E MALANDRAGEM EM “O COMPRADOR DE FAZENDAS”, DE MONTEIRO LOBATO

Susylene Dias de Araujo (UEMS), Rogério Francisco dos Santos

Resumo


Este artigo tem por objetivo encontrar traços dos pícaros nos personagens do conto O Comprador de fazendas, do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Dessa maneira, ressalta-se a configuração dos pícaros da literatura espanhola dos séculos XVI e XVII e o seu ressurgimento na literatura brasileira como neopícaros, com pontos de semelhança e também de divergência em relação ao ancestral espanhol. Para a realização desta análise, tomamos como ponto de partida aspectos teóricos da picaresca clássica em consonância com características da formação do personagem malandro brasileiro. Pautar-nos-emos pelos estudos de Candido (1970), González (1994), Botoso (2010) e DaMatta (1990) como suporte teórico. Serão ressaltadas as ações do personagem malandro para conseguir vantagens por meio do engano e da trapaça, que são as mesmas armas que o pícaro clássico usava na Espanha no passado.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1728


Palavras-chave


Malandro. Neopícaro. Literatura Brasileira. Monteiro Lobato. Literatura Espanhola.

Referências


BOTOSO, Altamir. Um estudo de três momentos significativos da picaresca clássica espanhola. RevLet, v. 2, n. 1, 2010a. Disponível em: Acesso em: 30 mai. 2018.

BOTOSO, Altamir. A picaresca espanhola e o romance brasileiro da malandragem. Diálogo e Interação, v. 3, 2010b. Disponível em: Acesso em: 28 mai. 2018.

BOTOSO, Altamir. Do pícaro ao malandro: uma poética da rebeldia. 1. ed. Bauru: Canal 6, 2010c.

CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem caracterização das memórias de um sargento de milícias. In: Revista do Instituto de estudos brasileiros, nº 8, São Paulo, USP, 1970, p. 67-89. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.

DAMATTA, Roberto. Pedro Malasartes e os Paradoxos da Malandragem: In: DAMATTA, Roberto. Carnavais malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara 1990.

GONZÁLEZ, Mário M. O romance picaresco. São Paulo: Ática, 1988.

GONZÁLEZ, Mário M. Os malandros do pós-milagre. In: GONZÁLEZ, Mário M. A saga do anti-herói: um estudo sobre o romance picaresco espanhol e algumas correspondências na literatura brasileira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

GONZÁLEZ, Mário M. Nos primórdios da neopicaresca: Memórias de um sargento de milícias. In: GONZÁLEZ, Mário M. A saga do anti-herói: um estudo sobre o romance picaresco espanhol e algumas correspondências na literatura brasileira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

GONZÁLEZ, Mario M. Macunaíma. In: GONZÁLEZ, Mário M. A saga do anti-herói: um estudo sobre o romance picaresco espanhol e algumas correspondências na literatura brasileira. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

LOBATO, Monteiro. O comprador de fazendas. In: LOBATO, Monteiro. Urupês. São Paulo: Globo, 2008, p. 132-145.

SOBRE O CONTO “O COMPRADOR DE FAZENDAS”. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.

URUPÊS – resumo e análise da obra de Monteiro Lobato”, disponível em: Acesso em: 01 jun. 2018


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.