A CONCEPÇÃO DA IDENTIDADE DO HERÓI EM A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO DÁGUA: UMA LEITURA EXOTÓPICA E CRONOTÓPICA

Welllington Gomes de Souza (UERN)

Resumo


Este artigo apresenta uma leitura da obra A morte e a morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado, a partir das ideias de cronotopo e exotopia propostas por Bakhtin, relacionando-as aos discursos produzidos no texto analisado. Assim, o objetivo é discutir sobre a concepção da identidade do herói presente na novela amadiana, de acordo com as posições de espaço-tempo ocupadas pelas personagens que dialogam com o protagonista. Para desenvolver tal análise, pautou-se nas ideias bakhtinianas sobre exotopia e cronotopia, bem como na leitura de pesquisadores como Amorim (2006), Bemon e Borghart (2015), entre outros que estudam esses aspectos nos escritos do referido filósofo da linguagem. O desenvolvimento da abordagem consistiu na leitura analítica do texto do escritor baiano, associando-a ao viés espaço-tempo proposto para a construção de pontos de vista em relação ao personagem principal. Dessa forma, pode-se observar a importância dessa dimensão para situar a condição de herói de Berro Dágua. Por isso, conclui-se que é de grande valia a análise nessa perspectiva para a ampliação das possibilidades de leitura do texto literário.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1784


Palavras-chave


Bakhtin. Exotopia. Cronotopia. Literatura. Herói.

Referências


Referências

AMADO, J. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua. Rio de Janeiro: Record, 1999.

AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévksi. Tradução: Paulo Bezerra. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BERMONG, N. BORGHART, P. A teoria bakhtiniana do cronotopo literário: reflexões, aplicações, perspectivas. In: BERMONG, N. et al. Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

GERALDI, J. W.A heterocientificidade nos estudos linguísticos. In:Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GECe – UFSCar.Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

MIOTELLO, V.; MOURA, M. I.de. Pensando questões sobre a alteridade e a identidade. Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GECe – UFSCar.Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem. Uberlândia, vol. 10 n. 3, jul./set. 2016.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.