A COMPOSIÇÃO DO IMAGINÁRIO DE SALOMÉ POR OSCAR WILDE

Fernando Azevedo Neckel Jr. (UFSM)

Resumo


A lenda de Salomé, representada nos mais diversos meios artísticos, foi ao século XIX umas das maiores instigadoras, se não a maior, do imaginário de artistas do período e provocou desejos e temores aos homens. Oscar Wilde, também provocado por ela, escreveu uma peça que parece emaranhar os principais imaginários acumulados à lenda. Em sua peça, Wilde faz da lua uma personagem, a qual é diretamente ligada às outras personagens através de seus discursos dirigidos ao astro. Cada personagem atribui-lhe qualidades femininas, para o Jovem Sírio, ela é uma dançarina; para o Pajem, a morte; para Herodes, uma louca embriagada e para Salomé, uma virgem. Este trabalho tem por objetivo rastrear aspectos da composição do imaginário da peça Salomé de Wilde comparando-a com duas outras grandes obras, Herodíade de Mallarmé e Herodíade de Flaubert, a fim de compreender os procedimentos adotados por Wilde para criar um modelo de mulher sensual e destrutiva da segunda metade do século XIX.



Palavras-chave


Feminino; lua; Salomé; século XIX

Referências


CAMPOS, Augusto. Linguaviagem. São Paulo: Cia das Letras, 1987

ELLMANN, Richard. Oscar Wilde. London: Penguin Books, 1987

FLAUBERT, Gustave. Três contos. Trad. Flávio Moreira da Costa. Porto Alegre: L&PM, 2005

GREEN, Anne. History and its representation in Flaubert’s work. In: UNWIN, Timothy. The Cambridge companion to Flaubert. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p.85-104

LENSON, David. Herodiade. The Massachusetts Review, v. 30, n 4, pp.573-588, 1989.

MENDONÇA, Jeová. A Dança de Salomé na Literatura e nas Artes. João Pessoa: Idéia, 2007

TODOROV, Todorov. Teorías del símbolo. [S.I] Monte Avila Editores, 1993

WILDE, Oscar. The importance of being earnest and other plays. New York: Oxford University Press, 1995


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