A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA EM CHARGES DOS ATORES SOCIAIS BENEFICIADOS PELO BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE PAUTADA NO SIGNIFICADO REPRESENTACIONAL E NO EIXO DO SABER

Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi (UFU), Anísio Batista Pereira (UFU), Layane Campos Soares (UFU)

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise de representações de atores sociais, no que tange ao Programa Bolsa Família. Para isso, escolhemos quatro exemplares de charges, com vistas a desvelar relações de dominação, materializadas nesse gênero do discurso. Para a nossa análise, recorremos aos aportes teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) e da Análise de Discurso Crítica (ADC). Escolhemos trabalhar com a categoria sociológica representação de atores sociais (VAN LEEUWEN, 1997; 2008), que está relacionada ao significado representacional (FAIRCLOUGH, 2003) e ao eixo do saber (FOUCAULT, 1999; 2008a; 2008b). Essa articulação da AD com a ADC se justifica em função das importantes contribuições dos trabalhos foucaultianos e faircloughianos, para o desenvolvimento de uma teoria social, baseada nas relações entre poder e discurso, funcionamento discurso e mudanças sociais. Assim, notamos um diálogo produtivo entre as teorias, uma vez que Fairclough (2001) evoca Foucault (1999), para discutir sobre a relação que se estabelece entre o poder e o discurso no âmbito das representações discursivas. Embora as charges selecionadas sejam apenas uma pequena materialização discursiva de atores sociais que se beneficiam do Bolsa-família, a nossa análise apontou que várias representações negativas são construídas acerca desse programa: os atores sociais beneficiários acabam sendo vistos, por vários segmentos da sociedade,  como “mendigos”, “inúteis”,  como pessoas que não precisam de educação, saúde, segurança, porque o programa “dá conta” de contemplar tudo isso. O que nos compete, como analistas do discurso, é tentar desvelar esse contexto de dominação e lutarmos por transformações de relações assimétricas de poder.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:



 

Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.