DESMISTIFICANDO A GRAMÁTICA GERATIVA COMO UMA TEORIA ASSOCIAL E A-HISTÓRICA DA MUDANÇA LINGUÍSTICA

Carlos Felipe Pinto (UFBA/UNICAMP), Aroldo de Andrade (UFMG)

Resumo


Comumente se faz a distinção entre "linguística diacrônica" e "linguística histórica", na qual a primeira apenas manejaria os dados linguísticos estruturais e a segunda incluiria a questão social (efetivamente histórica) na explicação da mudança linguística. O modelo gerativista, por ser uma teoria mentalista, tem sido classificada como uma teoria associal (portanto diacrônica) da mudança linguística. O objetivo deste artigo é justamente mostrar que, quando o modelo gerativista passa a se preocupar com a mudança linguística e assume a aquisição da linguagem como o lugar central da mudança linguística, automaticamente se enquadra como um modelo social e histórico da mudança linguística, devendo necessariamente estar incluído no que se chama "linguística histórica".

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v8i2.1891


Palavras-chave


Teorias Linguísticas; Gramática Gerativa; Mudança Linguística.

Referências


ADAMS, Marianne. Old French, Null Subjects and Verb Second Phenomena. 1987. Ph.D. Dissertation, University of California.

AXEL, Katrin. Studies on Old High German Syntax Left sentence periphery, verb placement and verb-second. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007.

AVELAR, Juanito; GALVES, Charlotte. O papel das línguas africanas na emergência da gramática do português brasileiro. Lingüística, v. 30, n.2, p.241-288, 2014.

BATTYE, Adrian; ROBERTS, Ian. Clause structure and language change. Nova Iorque/ Oxford: Oxford University Press, 1995.

BIBERAUER, Theresa; ROBERTS, Ian. Cascading parameter changes: Internally-driven change in Middle and Early Modern English. In: EYTHÓRSSON, Thórhalur (org.) Grammatical Change and Linguistic Theory: The Rosendal Papers. Amsterdam: John Benjamins, 2008. p. 79-113.

CHOMSKY, Noam. Novos horizontes nos estudos da linguagem. D.E.L.T.A., v. 13, número especial, p. 49-72, 1997.

______. A minimalism program for linguistic theory. In: HALE, K.; KEYSER, S. J. (orgs.). The view from Building 20. Cambridge/Mass.: The MIT Press, 1993. p. 1-52.

______. Knowledge of Language: Its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986a.

______. Barriers. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1986b.

______. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris, 1981.

______. Reflections on language. Nova Iorque: Pantheon, 1975.

______. Aspects of the theory of syntax. Cambridge/Massachusets: The MIT Press, 1965.

______. Syntact Structures. Nova Iorque/Berlin: Mounton de Gruyter, 1957.

COSERIU, Eugenio. Sincronia, Diacronia e História: o problema da mudança lingüística. Tradução de Carlos A. da Fonseca e Mário Ferreiro. Rio de Janeiro: Presença, 1979.

Den BESTEN, Hans. On the Interaction of Root Transformations and Lexical Deletive Rules. Studies in West Germanic Syntax, n. 20, p. 14 -100, 1989.

FARACO, Carlos Alberto. Linguistica histórica. Uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.

FONTANA, Josep María. Phrase structure and the Syntax of clitics in the history of Spanish. 1993. Ph.D Dissertation, University of Pennsilvanya.

GALVES, Charlotte. Ensaios sobre a gramática do português. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

GAUGER, Hans-Martin. Introducción a la lingüística románica. Madri: Gredos, 1989.

GILES, Howard. Accent mobility: A model and some data. Anthropological Linguistics, v. 15, p. 87-105, 1973.

GUIMARÃES, Eduardo; ORLANDI, Eni. O conhecimento sobre a linguagem. In: PFEIFFER, Claudia; NUNES, José Horta (orgs.). Linguagem, história e conhecimento. Campinas: Pontes, 2006. p. 141-157.

HAIDER, Hubert; PRINZHORN, Martin. Verb second Phenomena in Germanic languages. Dordrecht: Foris, 1986.

HINTERHÖLZL, Roland; PETROVA, Svetlana. From V1 to V2 in West Germanic. Lingua, v. 120, issue 2, p. 315-328, 2010.

KING, Ruth. The Lexical Basis of Grammatical Borrowing: A Prince Edward Island Case Study. Amsterdam: John Benjamins, 2000.

KROCH, Anthony. Syntactic Change. In: BALTIN, Mark; COLLINS, Chris (orgs.). The Handbook of Contemporary Syntactic Theory. Oxford: Blackwell, 2001. p. 699-730.

______. Reflexes of Grammar in Patterns of Language Change. Language Variation and Change, v. 1, p. 199-244, 1989.

LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1972.

LIGHTFOOT, David. How new languages emerge. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

______. Cue-based acquisition and change in grammars. In: ______. The development of language, acquisition, change and evolution. Oxford: Blackwell, 1998. p. 144-177.

______. Why UG needs a learning theory: Triggering verb movement. In: BATTYE, Adrian; ROBERTS, Ian (orgs). Clause structure and language change. Nova Iorque/Oxford: Oxford University Press, 1995. p. 31-52.

______. How to set parameters: Arguments from Language Change. Cambridge, Massachucetts: The MIT Press, 1991.

LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza. Teorias da estrutura e da mudança linguísticas e o contato entre línguas. In: LUCHESI, Dante, BAXTER, Alan e RIBEIRO, Ilza. O português afro-brasileiro. Salvador, EDUFBA, 2009. p. 125-153.

MARTINS, Ana Maria. From unity to diversity in Romance syntax: A diachronic perspective of clitic placement in Portuguese and Spanish. In: BRAUNMÜLLER, Kurt; FERRARESI, Gisella (orgs.). Aspects of Multilingualism in European Language History. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, 2003. p. 201-233.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Orientações atuais da linguistica histórica brasileira. D.E.L.T.A., v. 5, número especial, p. 147-166, 1999.

______. Fluxo e Refluxo: uma retrospectiva da lingüística histórica no Brasil. D.E.L.T.A., v. 4, número 1, p. 85-113, 1988.

NEVALAINEN,Terttu; RAMOLIN-BRUNBERG, Helena. Historical Sociolinguistics: Origins, Motivations, and Paradigms. In: HERNÁNDEZ-CAMPOY, J. M.; CONDE-SILVESTRE, J. C. (orgs.) The Handbook of Historical Sociolinguistics. Malden/Oxford/ Chichester: Willey- Blackwell, 2012. p. 22-40.

PAIXÃO DE SOUSA, Maria Clara. Lingüística histórica. In: PFEIFFER, Claudia; NUNES, José Horta (orgs.). Linguagem, história e conhecimento. Campinas: Pontes, 2006. p. 11-48.

______. Língua Barroca: sintaxe e história no português nos anos 1600. 2004. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas.

RIBEIRO, Ilza. A sintaxe da ordem no português arcaico. O efeito V2. 1995. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas.

ROBERTS, Ian. Diachornic Syntax. Nova Iorque: Oxford University Press, 2007.

ROBERTS, Ian; KATO, Mary. Português brasileiro. uma viagem diacrônica. Campinas. Editora da Unicamp, 1993.

ROBERTS, Ian; ROUSSOU, Anna. Syntactic change: a minimalist approach to grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

ROMAINE, Suzanne. Socio-Historical Linguistics. Its Status and Methodology. Cambridge University Press, 1982.

SIEGEL, Jeff. Koines and koineization. Languages in Society, v. 14, p. 357-378, 1985.

TARALLO, Fernando. Reflexões sobre o conceito de mudança linguistica. Organon, v. 18, p. 11-22, 1991.

TUTEN, Donald. Koineization in Medieval Spanish. Berlin/Nova Iorque, Mouton de Gruyter, 2003.

VIKNER, Sten. Verb movement and expletive subjects in the Germanic languages. Oxford: Oxford University Press, 1995.

WEINREICH, U; LABOV, W.; HERZOG, M. I.. Empirical Foundations for a Theory of Language Change. In: LEHMANN, W. P. (org.). Directions for Historical Linguistics: A Symposium. Austin: University of Texas Press, 1968. p. 95-195.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.