CORPOS VESTIDOS DE POESIA: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA, AUTONOMIA E FOTOGRAFIA A PARTIR DA EXPOSIÇÃO CORPO-POEMA
Resumo
Quando Josefina Ludmer escreveu o ensaio Literaturas postautónomas, percebeu-se um movimento da crítica literária em torno das artes e da reflexão acerca da emergência da constituição de novos paradigmas de leituras das artes que, nascidas no seio do capitalismo e na consolidação da globalização, não se encaixam em conceitos limitadores. Ancorado na discussão sobre as artes contemporâneas e os processos de autoexposição do artista do presente (LADDAGA, 2013), este trabalho pretende lançar algumas análises sobre a exposição ‘Corpo-Poema’ (2015), idealizada pelo Ariel Coletivo Literário, no estado da Paraíba. Nossa asserção parte do argumento de que a partir de uma posição diaspórica, situada nas fronteiras do literário, a exposição “Corpo-Poema” questiona os limites e a institucionalização da literatura em veículos tradicionais, apresentando uma literatura pós-autônoma que se materializa nas formas dos corpos humanos. Para tanto, nossas análises se encontram fundamentadas no conceito de ‘formas corais’, de Flora Sussekind (2013), que pode ser entendido como a experiência contemporânea com a multiplicidade de vozes e de registros que se conectam a uma linhagem instabilizadora nas artes do presente. Em nossas análises, apontamos para a problematização sobre o rompimento do paradigma do corpo da mulher enquanto objeto atravessado por uma cultura patriarcal, misógina e machista.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i1.2156
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.