EUCLIDES DA CUNHA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PAÍS

Valdemar Valente Junior (ESTÁCIO)

Resumo


O presente artigo tem por objetivo trazer à luz do debate o significado de Os sertões, de Euclides da Cunha, como obra que concorre a contrapelo do processo de modernização do Brasil no início do século XX. Ao evidenciar os efeitos do que representou a Guerra de Canudos, em vista da posição republicana de combate à contraposição dos ideais monarquistas, Euclides da Cunha denuncia as condições desiguais de sobrevivência do povo nordestino, além do que ficou marcado como resultado do massacre das forças militares contra a população de Canudos.

Palavras-chave


Conflito armado. Conjuntura política. Narrativa social. Republicanismo.

Referências


BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2007.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

HARDMAN, Francisco Foot. Tróia de taipa: de como Canudos queima aqui. In: ABDLA JUNIOR, Benjamin; ALEXANDRE, I. M. M. (Orgs.). Canudos: palavra de Deus, sonho da terra. São Paulo: Editora Senac, Boitempo Editorial, 1997, p. 57-64.

MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.

RIBEIRO, Renato Janine. O sertão virou mar ou O rebaixamento do que se eleva. In: ABDLA JUNIOR, Benjamin; ALEXANDRE, I. M. M. (Orgs.). Canudos: palavra de Deus, sonho da terra. São Paulo: Editora Senac, Boitempo Editorial, 1997, p. 11-17.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SODRÉ, Nelson Werneck. Revisão de Euclides da Cunha. In: COUTINHO, Afrânio. (Org.). Euclides da Cunha: obra completa. Vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 11-59.

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.

ZILLY, Berthold. Uma construção simbólica da nacionalidade num mundo transnacional. In: Cadernos de literatura: Euclides da Cunha. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2002, n. 13 e 14, p. 340-359.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:



 

Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.