METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: QUESTIONAMENTOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RPG NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Leonardo Brandão de Oliveira Amaral (URCA), Edson Soares Martins (URCA), Gulherme Mariano Martins da Silva (URCA)

Resumo


Várias teorias e aparatos metodológicos estudam o campo do ensino de línguas estrangeiras. Da mesma forma, muitos são os estudos que vertem para a análise e compreensão dos jogos como ferramentas pedagógicas. Situando-nos em um ponto de convergência dessas duas áreas, consideramos aqui a pertinência do uso do RPG de mesa, um dos gêneros mais comuns e antigos de jogos interativos, no ensino de línguas estrangeiras. Aproximando o jogo das metodologias ativas, principalmente do que ROCHA e LEMOS (2014) chamam de simulação, elencamos e discutimos alguns questionamentos relevantes sobre as especificidades do RPG de mesa, sobre as relações que tais especificidades têm com a prática pedagógica e, por fim, sobre sua aplicabilidade.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i1.2198


Palavras-chave


Metodologia ativa; RPG de mesa; Ensino de inglês língua estrangeira; Ensino de línguas

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