A DICOTOMIA PÚBLICO/PRIVADO PRESENTE NO ROMANCE ESAÚ E JACÓ, DE MACHADO DE ASSIS

Wellington Vincius da Cruz Godoi (UENP), Rita de Cássia Lamino de Araújo Rodrigues (UNESP)

Resumo


A tentativa de transladar a cultura e as ideologias europeias para o território brasileiro é vislumbrada pela crítica como um dos fatores preponderantes para as transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil em fins de século XIX, sendo a Proclamação da República e a Abolição da Escravidão destacadas como marcos do desenvolvimento ocorrido no país. Entretanto, assinala-se que a transposição de tais ideologias foi realizada de maneira incongruente, pois as mudanças eram antes na aparência do que na essência das instituições. Visto que Machado de Assis foi hábil em ficcionalizar tais aspectos do dia a dia brasileiro, este trabalho utiliza como corpus de análise o romance Esaú e Jacó (1904), com o objetivo de demonstrar a existência de uma hipertrofia entre a esfera pública, representada aqui pelos acontecimentos históricos, e a esfera privada, representada pelos acontecimentos na esfera de intimidade de suas personagens, dentro da trama deste romance.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i2.2205


Palavras-chave


Machado de Assis; Esaú e Jacó; Dicotomia; Público; Privado.

Referências


ASSIS, Machado de. Obra completa em quatro volumes. Organização editorial de Aluizio Leite et al. 3. ed. São Paulo: Editora Nova Aguilar, 2015. 1 v.

BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. 4. ed. São Paulo: WMF Martins fontes, 2007.

BRANDÃO, Ruth Silviano; OLIVEIRA, José Marcos Resende. Machado de Assis: o feitiço das crenças e a escrita do bruxo. Uberlândia: EDUFU, 2018.

CANDIDO, Antonio. Esquema Machado de Assis. In: ______. Vários Escritos. 3. ed. São Paulo, SP: Duas Cidades, 1998. p. 01-13.

FAORO, Raymundo. Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. 4. ed. São Paulo: Globo, 2001.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de: Denílson Luís Werle. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 27. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo (ou A polêmica em torno da ilusão). 8. ed. São Paulo: Ática, 1997.

NEEDELL, Jeffrey D. Rio de Janeiro: capital do século XIX brasileiro. In: ______. Belle Époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Trad. de Celso Nogueira. São Paulo: Cia. das Letras, 1993. p. 19-73.

PASAVENTO, Sandra Jatahy. O Imaginário da Cidade: Visões literárias do urbano. 2. ed. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRS, 2002.

ROCHA, João Cezar de Castro. Literatura e cordialidade: o público e o privado na cultura brasileira. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 6. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012a.

______. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012b.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Tradução de: Lygia Araujo Watanabe. Rio de Janeiro: Record, 2014.

SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio. 6. Ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1998.


Texto completo: PDF ()

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.