AS IDEIAS LINGUÍSTICAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Wallace Dantas (UFCG), Eliete Correia dos Santas (UFCG/UEPB)

Resumo


Este artigo, que se encontra no contexto da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar quais os elos existentes entre a abordagem dialógica, proveniente dos estudos do Círculo de Bakhtin, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para chegarmos ao objetivo proposto, fizemos um recorte e analisamos a BNCC do ensino médio, em especial sua composição e suas competências gerais. Como aporte teórico, usamos os estudos baktinianos e da Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de uma análise dialógica do discurso do documento normativo BNCC. Mesmo a BNCC não explicitando em qual base teórica esteja ancorada, constatamos nesta pesquisa, que se mostra ainda preliminar, que a abordagem dialógica, a partir de conceitos como interação verbal, dialogismo, gêneros do discurso e cronotopo estão presentes de forma considerável no referido documento normativo, permitindo, assim, uma prática pedagógica mais social e humana, na qual aos sujeitos envolvidos são protagonistas nesse processo, que é totalmente dialógico e que se mostra cada vez mais dinâmico, interacional e responsivo, no processo alteritário entre educando e educadores, em qualquer contexto da educação básica brasileira.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i3.2401


Palavras-chave


BNCC. Círculo de Bakhtin. Abordagem Dialógica.

Referências


BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

_______. Lei nº 9.393 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em:< http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf >. Acesso em: 25 de abril de 2020.

_______. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da medida provisória nº 746 de 2016. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2020.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2020.

CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: ZANOTTO, M S. & CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada, da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 15-23.

KLEIMAN, A. B. O ensino de línguas no Brasil. In: ZANOTTO, M S. & CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada, da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 25-36.

MACHADO, I. Os gêneros do discurso. In.: BRAIT, B (Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 151-166.

MOLON, N. D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, nº 2, p. 142-156, Jul./Dec. 2012.

OLIVEIRA, M. C. L. Apenas mais um modo de fazer Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, nº 4, p. 699-710, Dez./2019.

ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 253-275.

SANTOS, E. C. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 418p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2013.

SANTOS, E. C. Multiletramentos em Arquivologia: Fundamento Informacional e Acadêmico do Projeto Sesa. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, p. 195-209, 2017

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais no método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.