AS IDEIAS LINGUÍSTICAS DO CÍRCULO DE BAKHTIN NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
Este artigo, que se encontra no contexto da Linguística Aplicada, tem como objetivo investigar quais os elos existentes entre a abordagem dialógica, proveniente dos estudos do Círculo de Bakhtin, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para chegarmos ao objetivo proposto, fizemos um recorte e analisamos a BNCC do ensino médio, em especial sua composição e suas competências gerais. Como aporte teórico, usamos os estudos baktinianos e da Linguística Aplicada. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de uma análise dialógica do discurso do documento normativo BNCC. Mesmo a BNCC não explicitando em qual base teórica esteja ancorada, constatamos nesta pesquisa, que se mostra ainda preliminar, que a abordagem dialógica, a partir de conceitos como interação verbal, dialogismo, gêneros do discurso e cronotopo estão presentes de forma considerável no referido documento normativo, permitindo, assim, uma prática pedagógica mais social e humana, na qual aos sujeitos envolvidos são protagonistas nesse processo, que é totalmente dialógico e que se mostra cada vez mais dinâmico, interacional e responsivo, no processo alteritário entre educando e educadores, em qualquer contexto da educação básica brasileira.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i3.2401
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
_______. Lei nº 9.393 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em:< http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf >. Acesso em: 25 de abril de 2020.
_______. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da medida provisória nº 746 de 2016. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2020.
______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documentoreferencia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2020.
CELANI, M. A. A. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: ZANOTTO, M S. & CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada, da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 15-23.
KLEIMAN, A. B. O ensino de línguas no Brasil. In: ZANOTTO, M S. & CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada, da aplicação da linguística à linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 25-36.
MACHADO, I. Os gêneros do discurso. In.: BRAIT, B (Org). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 151-166.
MOLON, N. D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, nº 2, p. 142-156, Jul./Dec. 2012.
OLIVEIRA, M. C. L. Apenas mais um modo de fazer Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, nº 4, p. 699-710, Dez./2019.
ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, p. 253-275.
SANTOS, E. C. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 418p. Tese (Doutorado) – Doutorado em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2013.
SANTOS, E. C. Multiletramentos em Arquivologia: Fundamento Informacional e Acadêmico do Projeto Sesa. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, p. 195-209, 2017
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das Letras, 2009.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais no método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.