GRACILIANO RAMOS: O AUTOR EM DOIS CAPÍTULOS PERDIDOS
Resumo
Este artigo elabora uma análise comparativa do poema “Graciliano Ramos:” (1961) de João Cabral de Melo Neto, e os dois primeiros capítulos do romance São Bernardo (1934) de Graciliano Ramos, destacando as equivalências entre estes dois textos voltados à prosa de Graciliano. No poema-homenagem, cada par de estrofes aborda diferentes aspectos da produção literária de Graciliano Ramos: o primeiro par de estrofes alude à estrutura formal, fontes e gostos; o espírito crítico, a temática e a linguagem sertaneja são sugeridos no segundo par; o terceiro par de estrofes trata do povo retratado; e a recepção da obra agreste e seus efeitos são abordados nas duas estrofes finais. A partir da investigação desses aspectos, o presente artigo propõe-se a desvendar no discurso do narrador de São Bernardo, o autor Graciliano aos olhos do poeta João Cabral, seu equivalente literário.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i3.2408
Palavras-chave
Referências
ARRIGUCCI Jr., Davi. “João Cabral: o trabalho de arte”. In. O Guardador de Segredos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BAPTISTA, Abel Barros. “A figuração do Autor: os dois primeiros capítulos de São Bernardo”. In. O Livro Agreste. Campinas: Editora UNICAMP, 2005.
BARBOSA, João Alexandre. A Lição de João Cabral. Cadernos de Literatura Brasileira, n 01. Instituto Moreira Salles, 1996.
BOSI, Alfredo. Céu, Inferno – Ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Editora 34, 2003.
________ “Fora sem dentro? Em torno de um poema de João Cabral”. In. Entre a Literatura e a História. São Paulo: Editora 34, 2013.
BUENO, Luís. Graciliano Ramos. In. Uma História do Romance de 30. EDUSP/Editora UNICAMP, 2006.
CANDIDO, Antonio. “Os Bichos do Subterrâneo”. In. Tese e Antítese. Companhia Editora Nacional, 1971.
________ “Aparecimento da ficção”. In. Formação da literatura brasileira. v. 2. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
GUIMARÃES, Bernardo. O índio Afonso. Org. e notas por Leopoldo Comotti. Associação de acervos literários Biblioteca virtual, 2005.
LAFETÁ, João Luiz. “O mundo à revelia”. In. A Dimensão da Noite e outros ensaios. São Paulo: Editora 34, 2004.
MARTINS, Eduardo Vieira. “A tradição oral e o aparecimento da ficção”. Literatura e Sociedade, nº 30, jul/dez 2019, pp. 163-171.
MELO NETO, João Cabral de. “Graciliano Ramos:”. In. Serial e Antes. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1997.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
_______ Cartas à Heloísa. São Paulo: Editora da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Município de São Paulo, 1992.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.