UMA ANÁLISE DO GÊNERO ORAL ENTREVISTA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Paulo Dhonatan Lima da Silva (UECE), Luiz Eleildo Pereira Alves (UECE)

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo acerca da oralidade com foco na análise do gênero textual oral entrevista, presente em um livro didático de língua portuguesa. Considerando a necessidade de se estudar os gêneros orais no ensino fundamental e reconhecendo a importância do livro didático nessa tarefa, nosso estudo tem como objetivo analisar como o gênero entrevista é abordado na obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (2018), dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, voltada ao 7º ano do ensino fundamental. Através dessa pesquisa buscamos refletir sobre o conceito de gênero e gênero oral; bem como as suas aplicações práticas no ensino de língua materna, a partir das contribuições teóricas propostas por Bakhtin (1997), Marcuschi (2001, 2008), Costa (2010), Travaglia (2013) entre outros. Constatamos a presença do gênero entrevista como um dos gêneros orais presentes no material, e concluímos que há a presença de atividades que trabalham oralidade na obra.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2636


Palavras-chave


Gêneros orais. Entrevista. Livro didático.

Referências


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