MEMES E MULTIMODALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO BELA, RECATADA E 'DO LAR'

Luiza Vitória de Abreu Schell (UNISINOS)

Resumo


A Internet, neste século, possibilitou novos modos de comunicação entre as pessoas, novos recursos foram criados e os textos surgem, agora, carregados de múltiplas semioses, como imagem, som, gif, entre outros. Os memes são um exemplo disso, pois, ao utilizarem multimodalidades na sua produção, aparecem constantemente nas redes sociais da internet. O objetivo deste trabalho é caracterizar o meme como um gênero multimodal, não apenas com efeito de humor, mas, também, repletos de crítica social, política e cultural por meio das multissemioses encontradas neles. Como metodologia, analisamos três exemplares criados a partir da reportagem Bela, recatada e ‘do lar’ (VEJA, 2016). A base teórica abrange diferentes definições de meme (DAWKINS, 1976; SHIFMAN, 2014), noções de gêneros digitais e multimodais (MARCUSCHI, 2010; DIONÍSIO, 2005), entre outros. Os resultados desta investigação indicam que um meme pode aliar pelo menos duas modalidades, como imagem e texto, para a construção de seu sentido. Além disso, é um gênero que envolve intertextualidade e requer conhecimento prévio do leitor. Como conclusão, é possível dizer que o meme é um gênero multimodal que vem mudando as práticas de leitura, por exigir do leitor a capacidade de reconhecer as multissemioses empregadas em um só exemplar.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2647


Palavras-chave


Meme. Multimodalidade. Construção de sentido.

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