O SUJEITO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA AUTORIA
Resumo
O artigo a seguir apresenta uma pesquisa realizada no campo teórico dos estudos do discurso e tem como objetivo compreender e discutir as posições do sujeito discursivo na contemporaneidade, com enfoque nas suas formas de exercer uma autoria no meio digital, de acordo com as possibilidades tecnológicas de criação e compartilhamento de conteúdo no Facebook. A partir da análise de caráter interpretativo-qualitativo, é possível notar que a apropriação de textos, principalmente daqueles que consagram seus autores, é parte central dos processos de criação e divulgação no meio digital. Dessa forma, destaca-se que, quando “mostrado”, o nome de um autor pode atribuir maior ou menor relevância a postagens digitais, o que, numa rede social, é um dos elementos que favorecem ou não a disseminação de textos. Assim, a autoria nas redes sociais se dá a partir de um processo sempre amplo e complexo, que se relaciona diretamente aos modos de interatividade do sujeito com as novas tecnologias de produção, as quais o transformam e são transformadas por ele, em constante (des)construção.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2663
Palavras-chave
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