SOBRE O ATOR EM LETRAS DE MÚSICA DE RENATO RUSSO
Resumo
A partir de uma breve análise de letras de música escritas por Renato Russo, em momentos distintos de sua atividade como compositor, este artigo discute a possibilidade de depreender, do conjunto que delas se origina, uma figura do ator da enunciação que sustenta o dizer desses textos, anotando-se, ao mesmo tempo, efeitos de sentido recorrentes que deles resultam. Para tanto, elege como material de observação e análise as letras de “Por enquanto” (1985), “Há tempos” (1989) e “Esperando por mim” (1996), assumindo, da perspectiva da semiótica discursiva, teoria da significação presente na sustentação do trabalho, a hipótese que considera a importância dos índices que apontam para a problemática do aspecto, mais especificamente o da duratividade, no âmbito discursivo, compreendida, sobretudo, a partir das orientações de Norma Discini (2015). Nesse sentido, os resultados indicam que, para o sujeito pressuposto a partir das letras, é como se, ao expandir o tempo, os eventos se tornassem vivíveis, porque diluídos no tempo e em sua dimensão atonizada, fornecendo-lhe as condições para vivenciá-los como deve ser. Tal recorrência de traços, que valorizam a duração em desfavor da irrupção dos acontecimentos, conduz à síntese de um ator da enunciação identificado com a dimensão extensa.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2679
Palavras-chave
Referências
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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.