QUESTIONAMENTOS E CERTEZAS QUE INQUIETAM EM ESCREVO COISAS E APAGO

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Rafaela Cristiane Pereira Maciel

Resumo


Se questionamentos e certezas polemizam nos pensamentos da protagonista do conto Escrevo coisas e apago, de Vivina de Assis Viana (1992), os provérbios para ela estão sempre certos e é a eles que ela recorre para responder às suas indagações. A adolescente vive em um internato católico, e sua mente está cheia de questionamentos que não são ditos, nem expostos; eles são registrados pela escrita, ao modo de um diário. Os provérbios condensam a sabedoria popular, contendo significados de ordem moral, filosófica e religiosa. Em sua escrita, a protagonista narra que gosta de ler provérbios; eles a fazem pensar e ter certeza de algo. Entre as muitas dúvidas que correm em seus pensamentos, a adolescente nos deixa a forte impressão de que gosta de especular acerca do mundo e sobre os problemas e os questionamentos que organizam e desorganizam sua curiosa e inquieta mente. Objetivamos refletir sobre o aspecto linguístico-interpretativo do pensamento a partir das concepções sobre os nomes próprios de Vilém Flusser (2011), o papel da personagem no texto narrativo com base nas considerações de Antonio Candido (1976) e Anatol Rosenfeld (1976) e suas relações com os provérbios (XATARA; SUCCI, 2008), considerando o ambiente recluso e autoritário onde a adolescente vive.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2707


Palavras-chave


Pensamento; Provérbio; Personagem; Nome próprio; Conto brasileiro contemporâneo.

Referências


ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm . Acesso em 16 jul. 2020.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença; Martins Fontes, s/d.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.

FLUSSER, Vilém. A dúvida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999. (Conexões; 1).

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1997.

HERNANDES, Andréia Nogueira. As intenções da escritura: criação literária e aspectos biográficos em Vivina de Assis Viana. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp088049.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.

POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia & ensaios. Tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. (Volume único).

ROCHA LIMA, Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.

VIANA, Vivina de Assis. Escrevo coisas e apago. In: CAMPEDELLI, Samira Youssef (Org.). Professor e aluno. 2. ed. São Paulo: Atual, 1992. p. 42-47. (Série vínculos).

XATARA, Claudia Maria; SUCCI, Thais Marini. Revisitando o conceito de provérbio. Veredas on-line, Juiz de Fora, p. 33-48, 1/2008. Disponível em: https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo31.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.