PRÁTICAS DE LEITURA EM PROJETOS DE LETRAMENTO: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
Resumo
Partindo da perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies) e da Pedagogia Crítica, este artigo propõe-se a (i) discutir teoricamente os principais conceitos pertencentes a esse campo de pesquisa; (ii) discutir as práticas de leitura em projetos de letramento; e (iii) a partir dos pressupostos anteriores, analisar algumas propostas metodológicas sobre as práticas de leitura em projetos de letramento presentes na literatura, com o intuito de refletir sobre essas práticas e ampliar as possibilidades pedagógicas. Este trabalho se situa no campo da Linguística Aplicada e segue uma metodologia qualitativa e interpretativista. Desse modo, a fim de atingir os objetivos deste artigo, serão discutidos os conceitos de letramento como prática social, eventos e práticas de letramento, modelos de letramento no ensino, projetos de letramento e a linguagem, os gêneros do discurso e as práticas de leitura em projetos de letramento. A partir das reflexões teórico-metodológicas, conclui-se que é por meio de projetos de letramento que as práticas de leitura recebem significados advindos das práticas sociais, o que torna o processo de ensino e aprendizagem mais reflexivo, crítico e transformador. Além disso, a escolha dos gêneros discursivos para o ensino da leitura em um projeto de letramento ocorre a partir da prática social de cada contexto de ensino específico.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2713
Palavras-chave
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