ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DE RESENHAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Guilherme Barbat Barros (UFSM), Cristiane Fuzer (UFSM)

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise, na perspectiva sistêmico-funcional, de instanciações do gênero resenha em textos presentes em livros didáticos de língua portuguesa, verificando ocorrências do sistema semântico-discursivo de Identificação e do subsistema atitude do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade. O corpus da pesquisa foi selecionado na coleção Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), a mais distribuída para o ensino médio no Programa Nacional do Livro Didático 2015-2017. Na análise, utilizamos três procedimentos metodológicos: 1) análise das variáveis do contexto de situação (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014); 2) análise das ocorrências semântico-discursivas do sistema de Identificação (MARTIN e ROSE, 2008) e do subsistema atitude do sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005); 3) descrição das etapas que constituem a Estrutura Esquemática do Gênero (EEG) (ROTHERY, 1994; MARTIN e ROSE, 2008; CHRISTIE e DEREWIANKA 2008). O cruzamento entre os resultados das análises desses sistemas evidenciou a realização de avaliações em maior número em relação às obras referidas nos textos, que vão ao encontro do propósito sociocomunicativo específico e das etapas fundamentais do gênero de texto resenha.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2728


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funcional. Gênero de texto. Resenha. Avaliatividade. Identificação.

Referências


BADER KHUN, M. I.; AUTOR, C. Reagindo a textos instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Revista do GELNE, v. 21, n. 2, p. 3-17, 4 jul. 2019.

CECCHIN, A.S.; AUTOR, C. Ateliê de textos: atividades de leitura e produção de biografias. Caderno didático. Santa Maria: UFSM, PPGL, 2018.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 1º ano. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 2º ano. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens, 3º ano. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CHRISTIE, F.; DEREWIANKA, B. School Discourse: Learning to Write Across the Years of Schooling. London: Continnum, 2008.

EGGINS, S. An introduction to systemic functional grammar. 1. ed. London: Printer Publishers, 1994.

EGGINS, S.; SLADE, D. Analysing Casual Conversation. London: Cassel, 1997

AUTOR, C.; SILVA, T. S. (Org.) Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional. 1. ed. Santa Maria: Cristiane, 2017.

GOUVEIA, C. Texto narrativo. In: MATEUS, M.; PEREIA, D.; FISCHER, G. (Org.). Diversidade linguística na escola portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. p. 113-118.

HALLIDAY, M.A.K. Language as Social Semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Baltimore: Edward Arnold & University Park Press, 1978.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 1. ed. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M.A.K.; HASAN, R. Language, Context and Text. 2. ed. Oxford: Oxford University Press. 1989. p. 3-49

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2. ed. London Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. London e New York: Routledge, 2014.

MALINOWSKI, B. Coral Gardens and their magic. Londres: George Allen & Unwin, 1935.

MARTIN, J. R. English Text: System and Structure. Amsterdam: Benjamins, 1992.

MARTIN, J. R. Beyond exchange: appraisal systems in English. In: HUNSTON, S.; THOMPSON, G. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press, 2000.

MARTIN, J.; WHITE, R. The language of evaluation: appraisal in English. Nova York, Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.

MARTIN, J.; ROSE, D. Working with discourse. 2nd. Ed. London: Continuum, 2007.

ROTHERY, J. Exploring Literacy in School English (Writh in Right Resources for Literacy and Learing). Sydney: Metropolitan East Disadvantaged Schools Program, 1994.

SILVA, A.C.F. Resenhas acadêmicas: caracterização do gênero nas áreas de Linguística, Literatura e História, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

THOMPSON, Geoff. Introducing Functional Grammar. London: Arnold,2004.

VIAN JR., O.; SOUZA, A.A.; ALMEIDA, F.S.D.P. (Orgs.) A linguagem da avaliação em língua portuguesa – Estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro e João Editores, 2011.

WEBSTER, J. J. An Introduction to Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. In: HALLIDAY, M.; WEBSTER, J. (ed.). Continuum Companion to Systemic Functional Linguistics. London: Continuum, 2009.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.