MORTE E HOMOTEXTUALIDADE: AS VEIAS QUE PULSAM EM NOSSOS OSSOS, DE MARCELINO FREIRE
Resumo
Nossos ossos (2013) é a primeira prosa longa do autor pernambucano Marcelino Freire. O narrador, os personagens e os enredos da obra são um exemplo estético da literatura contemporânea brasileira. Uma leitura importante é a de Guilherme Augusto da Gomes Silva, na dissertação Travessia: errância e homoerotismo em Nossos ossos, de Marcelino Freire (2018), que destaca as várias camadas narrativas do romance. Assim, propomos uma articulação das camadas narrativas a partir das noções de ato de narrar, do narrador e da morte apresentadas no ensaio de Walter Benjamin, O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1987). Também, valemo-nos das contribuições sobre a homotextualidade de Jacob Stockinger (1978) como elemento importante para análise do narrador, das personagens e dos enredos do romance. A análise e a comparação teórico-crítica são as bases metodológicas da interpretação proposta. O objetivo do trabalho é apresentar uma articulação entre as ideias sobre narrador propostas por Benjamin (1987), em conjunto com a homotextualidade de Stockinger (1978), com base nos elementos literários de Nossos ossos (2013), bem como ampliar a articulação com outras obras de Marcelino Freire e outras produções da literatura brasileira contemporânea.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2758
Palavras-chave
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.
FREIRE, Marcelino. Nossos ossos. 1. ed. São Paulo: Record, 2013.
GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas, SP: Autores associados, 2017.
GOMES, Guilherme Augusto da Silva. Travessia: errância e homoerotismo em Nossos ossos, de Marcelino Freire. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 8 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2009.
STOCKINGER, Jacob. Homotextuality: a proposal. The Gay Academic. The Gay Academic. Palm Springs: ETC Publications, 1978. p. 135-151.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.