TEODORO BICANCA: REPRESENTAÇÕES DO REGIONALISMO NO NORTE PIAUIENSE
Resumo
O regionalismo é uma tendência literária complexa no Piauí, sobretudo na primeira metade do século XX. Defini-lo exige compreender os diferentes circuitos que compõem o estado: o nortista, o centro-nortista e o sulista. Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco, uma das expressões dessa classe de obras, sintetiza as linhas que definem a região norte, máxime quando apresenta duas estruturas sociais distintas, a rural e a urbana, conectadas por interesses econômicos. Nestas, as aspirações de classe, em conflito, delineiam singulares modos de produção e exploração, cujos saldos parecem convergir para um tipo comum de resistência ao mandonismo. Analisam-se aqui os traços que definem o seu enredo, pautado em tipos característicos, contrastes de espaço, hierarquização social, linguagem de protesto e imaginário popular, responsáveis por tornar essa ficção o registro documental de um tempo e de uma sociedade, com suas redes de intercomunicação econômico-modernas e as arbitrariedades de um coronelismo sádico.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2905
Palavras-chave
Referências
CASTELO BRANCO, Renato. Teodoro Bicanca e A civilização do couro. Teresina: Academia Piauiense de Letras, 2016.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Os involuntários da Pátria. In: Chão da Feira, Belo Horizonte, n. 65, p. 1-9, 2017.
CORREIA, Benedito Jonas; LIMA, Benedito dos Santos. O livro do centenário de Parnaíba: estudo histórico, corográfico, estatístico e social do município de Parnaíba. Parnaíba: Gráfica Americana, 1945.
CUNHA, Alarico da. A medicina cabocla. Almanaque da Parnaíba, Parnaíba, ano 21, n. 21, p. 189-191, 1944.
DACANAL, José Hildebrando. O romance de 30. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2019.
LIMA, R. Souza. Vareiros do rio Parnaíba & outras histórias. Teresina: Fundação Cultural do Piauí, 1987.
MOREIRA, Paulo. Modernismo localista das Américas: os contos de Faulkner, Guimarães Rosa e Rulfo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SILVA, Alberto da Costa e. Em louvor deste livro. In: VILAÇA, Marcos Vinícios; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti. Coronel, coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. p. 7-11.
VILAÇA, Marcos Vinícios; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti. Coronel, coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. Tradução de Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.