COMPREENSÃO RESPONSIVA-ATIVA DE ALUNOS DO 9º ANO: ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS
Resumo
Este trabalho se propôs a delimitar como objeto de estudo alguns relatos de alunos desenvolvidos na disciplina Estágio Supervisionado de Literatura, na turma do 9º ano, sobre o romance O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. O objetivo desta pesquisa foi analisar o fenômeno da compreensão responsiva-ativa dos discentes num contexto de ensino e aprendizagem de literatura sob a ótica interpretativista, a partir de relatos formulados durante o Estágio. Nossos dizeres são sustentados pelos fundamentos teórico-metodológicos de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1924]), em diálogo com Volóchinov (2017 [1929]) e Medviédev (2016 [1928]), especificamente sobre as noções de interação e compreensão responsiva ativa. Em âmbito qualitativo de pesquisa (ROHLING, 2014; BORTONI-RICARDO, 2008), os dados foram coletados em uma instituição pública de ensino básico de Ensino Infantil e Fundamental da cidade de Itabaiana-PB. Os resultados apontaram para o fato de que, por meio de leituras em perspectiva dialógica, os alunos desenvolveram postura crítica diante do texto, compreendendo responsiva e ativamente o objeto analisado.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2906
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. A forma espacial da personagem. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006a [1979]. p.21-90.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006b [1979]. p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006c [1979]. p. 393-410.
BARREIRO, Iraíde Marques; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
DIONISIO, Ângela Paiva. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
FARACO, Carlos. Alberto. Criação ideológica e dialogismo. In: FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003, p. 45-85.
MEDVIÉDEV, Pável. A ciência das ideologias e suas tarefas imediatas. In: MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradutoras: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016a [1928], p.41-56.
MEDVIÉDEV, Pável. Linguagem poética como objeto da poética. In: MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradutoras: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016b [1928], p.131-163.
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PONZIO, Augusto. Crítica da razão dialógica. In: A Revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de produção: Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2008. p. 231-240.
RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. Trad. Marcos Marcionilo. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2017.
RENZI, Rita de Cássia. O Pequeno Príncipe: reflexões sobre a Literatura Infantil no cotidiano escolar. PDE, 2013.
ROHLING, Nivea. As bases epistêmicas da análise dialógica do discurso na pesquisa qualitativa em linguística aplicada. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, p. 44-60, 2014.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Questões de linguagem: os gêneros do discurso em perspectiva dialógica. In: Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura. Ano 14 - n.23, 2018, p. 18-36.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. As fronteiras como espaço sócio-axiológico. In: Wilder Kleber Fernandes de Santana. Relações linguísticas e axio(dia)lógicas: sobre linguagem e enunciação. João Pessoa: Ideia. 2019, p. 76-83.
SILVA, Marcus Vinícius da; LOBO, Thiago. O texto literário programado e o papel do leitor no processo de construção de sentido. Revista Ícone - Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Volume 18, n.1, 2018, p. 73-86.
SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes da; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Abordagem dialógica no ensino de língua portuguesa: táticas para se “desviar” do método formal. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 284-293, 2020.
VOLÓCHINOV, Valentin. Duas tendências do pensamento filosófico-linguístico. In: VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017a [1929]. p. 143-172.
VOLOCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLOCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia – Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de Sheila Grillo e Ekáterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019 [1926].
ZOZZOLI, Rita. Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas. In: LEFFA, V (Org.) Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006, p. 105-143.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.