AVALIATIVIDADE EM UM CONTEXTO MIGRATÓRIO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL

Lorilei de Moraes Gugelmim, Cíntia Soares Cocco

Resumo


Neste artigo, temos como objetivo analisar as ocorrências do Sistema Semântico-Discursivo de Avaliatividade no texto “Uma jornada em busca de segurança”. A fim de identificarmos o modo como a participante no texto: (a) expressa significados interpessoais (subsistema atitude), (b) ancora-se na natureza-interacional do discurso (subsistema engajamento) e (c) gradua suas avaliações (subsistema gradação), buscamos evidenciar a postura da autora e identificar se essa indica aumento ou diminuição do investimento na posição de valor. Os resultados encontrados evidenciam uma maior recorrência para o subsistema de atitude, pois a autora busca negociar suas atitudes, escrevendo aos leitores como se sente a respeito da sua jornada de sobrevivência, a qual é expressa por uma única voz (monoglossia).

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.3019


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funcional. Avaliatividade. Contexto Migratório.

Referências


HALLIDAY. Obras essenciales de M. A. K. Compilado por Elsa Ghio; Frederico Navarro; Annabelle Lukin. Santa Fe: Ediciones UNL, 2017.

HALLIDAY; MATTHIESSEN, C.M.I.M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4. ed., Milton Park, Abingdon, Oxon: Routledge, 2014.

______; MATTHIESSEN, C.M.I.M. 2004. An Introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Arnold.

MARDINI, Yusra. Uma jornada em busca de segurança. Disponível em: . Acesso em: 22 de out. de 2019.

MARTIN, J.; ROSE, D. Working with Discourse – meaning beyond the clause. 2nd edition. London, New York: Continuum, 2007. Chapters 1, 2, 3.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation: Appraisal in English. New York: Palgrave, 2005.

REDE Globo. O Meu País É a Terra: Dia Mundial do Refugiado. Disponível em: https://www.letras.mus.br/rede-globo/o-meu-pais-a-terra-dia-mundial-do-refugiado. Acesso em: 13 de dez. de 2019.

REVISTA Exame. Quem são e de onde vêm os 11 mil refugiados que estão no Brasil. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/quem-sao-e-de-onde-vem-os-11-mil-refugiados-que-estao-no-brasil/. Acesso em: 13 de dez.de 2019.

ROSE, D. e MARTIN, J. R. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.