CONCEPÇÕES DE ENSINO NOS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS EM LIVRO DE PORTUGUÊS
Resumo
Diversas atividades do cotidiano são realizadas através dos dispositivos digitais, por isso, não há como desconsiderá-las nos mais variados setores. Sendo assim, as instituições educacionais já compreenderam que os recursos digitais são importantes para aprendizagem e, por isso, alguns livros didáticos já incorporaram essas ferramentas como parte de seu material. Dessa forma, este artigo analisa as concepções de ensino presentes nos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) do livro didático digital Português: linguagem em conexão (2013), das autoras Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Socorro Starling de Barros. A fundamentação teórica se baseia nos pressupostos dos ensinos prescritivo, descritivo e produtivo,apoiando-se, principalmente, em Halliday (1974) e Travaglia (2002). Para análise, fizemos o levantamento dos OEDs e assistimos a cada um, a fim de identificarmos tais concepções de ensino.Os resultados da investigação indicam que, nos OEDs analisados, há a presença dos três tipos de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i4.3148
Palavras-chave
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