DA VIDÊNCIA NARRATIVA NOS ESCRITOS DE CAIO FERNANDO ABREU
Resumo
A busca pelo estabelecimento de trocas e vínculos mais significativos com o outro é uma constante na obra de Caio Fernando Abreu. Embora raramente esse desejo se concretize, a procura incessante e o movimento em direção ao outro abrem perspectivas que ampliam o campo do sensível, indicando potências de afeto que pedem passagem. A partir desse reconhecimento, busca-se traçar a presença de visionários em contos do escritor, considerando, para tanto, a mobilidade do foco narrativo. Com a amplitude de observação acoplada a um ponto de vista elástico, fragmentado e plural, demonstra-se que as visões veiculadas transgridem o propósito comunicativo para, assim, compor vias de acesso a uma transformação afetiva ainda por vir.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3200
Palavras-chave
Referências
ABREU, Caio Fernando. O ovo apunhalado. Porto Alegre: L&PM, 2001.
___________. Ovelhas Negras. Porto Alegre: L&PM, 2002.
___________. Caio 3D: o essencial da década de 1970. Rio de Janeiro: Agir, 2005a.
___________. Caio 3D: o essencial da década de 1980. Rio de Janeiro: Agir, 2005b.
ARAUJO, Rodrigo da Costa. Matrizes fílmicas na narrativa pós-moderna de Caio Fernando Abreu. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, 2008. 108f.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1996. Vol. 3.
_________. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. de Peter Pál Pelbrat e Janice Caiafa. São Paulo: Ed. 34, 1997b. Vol. 5.
LEAL, Bruno Souza. Caio Fernando Abreu, a metrópole e a paixão do estrangeiro: contos, identidade e sexualidade em trânsito. São Paulo: Annablume, 2002.
ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a cultura. 1997. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/viagemsubjetic.pdf
Acesso em: 22 de jun de 2020.
_____________. Geopolítica da cafetinagem. 2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf Acesso em jun 2012.
___________. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e o possível (sobre o involuntarismo na política). In: ALLIEZ, Eric (org.) Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Coordenação da tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Ed. 34, 2000.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.