EURÍPIDES E GOETHE: VINGANÇA E HAMARTÍA

Marcelo Alves da Silva

Resumo


Discutimos, nesse texto, como Goethe, através de sua Ifigênia em Táuris (1787), captura as questões sobre vingança e hamartía presentes na tragédia homônima de Eurípides (c.414 AEC). Analisamos, em princípio, a peça do tragediógrafo grego à luz das suas preocupações históricas, de seu lugar que ocupa na totalidade da obra de Eurípides e das negociações míticas e mitográficas. Em seguida, dedicamo-nos ao drama de Goethe para buscar compreender como o escritor alemão sequestra as inquirições e resoluções de Eurípides, desmantelando-as sob o signo da vingança e da hamartía, palavra grega que significa falta ou erro recepcionado pelo herói trágico. Concluímos nossa discussão sustentando a ideia de que a obra de Goethe a que nos dedicamos instaura sua vingança e hamartía a partir das não determinações, das “manchas” e do esboroamento das palavras. Seu pacto com Eurípides é fantasmal.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3201


Palavras-chave


Ifigênia em Táuris; Eurípides; Goethe; Vingança; Hamartía.

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