LITERATURA FANTÁSTICA: PERCURSO E INTERFACES

Cristina Loff Knapp, Alana Brezolin

Resumo


A literatura fantástica foi compreendida por muito tempo apenas como aquela que apresentava elementos sobrenaturais e despertava medo ou horror no leitor. A hesitação e a ambiguidade também foram marcas que caracterizaram fortemente o fantástico e ainda são recordadas hoje. Atualmente, contudo, estudos pautados mais na relação do fantástico com o real e/ou a realidade e a cultura se apresentam de modo relevante. Desse modo, já podemos diferenciar o fantástico tradicional do fantástico contemporâneo. Além disso, percebemos a possibilidade do exame do fantástico tanto em uma perspectiva ampla quanto restrita. Neste artigo procuramos apresentar um panorama histórico e teórico da literatura fantástica. Iniciamos indicando o(s) percurso(s) histórico(s) do fantástico e, de modo mais amplo, do insólito, a fim de compreender como o fantástico e o insólito se definem e de especular sobre quando e onde surgiu a literatura fantástica. Em seguida, expomos, discutimos e contrapomos as concepções sobre o fantástico dos teóricos David Roas (2014), Irène Bessière (2012), Jaime Alazraki (1990) e Tzvetan Todorov (2017).

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3273


Palavras-chave


Literatura fantástica. Fantástico. Insólito. Neofantástico.

Referências


ALAZRAKI, Jaime ¿Qué es lo neofantástico? Mester, vol. XIX, nº 2, p. 21-33, 1990.

BESSIÈRE, Irène. O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha. Revista FronteiraZ, São Paulo, nº 9, p. 305-319, dezembro de 2012.

CALVINO, Italo. Contos fantásticos do século XIX: o fantástico visionário e o fantástico cotidiano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CAMARANI, Ana Luiza Silva. Bessière e a poética do incerto. In: CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. p. 84-93.

CASARES, Adolfo Bioy; BORGES, Jorge Luis; OCAMPO, Silvina. Antologia da literatura fantástica. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

GARCÍA, Flavio. Entrevista com o professor Flavio García acerca da Literatura Insólita em Língua Portuguesa. [Entrevista cedida a] Bruno Anselmi Matangrano. Revista Desassossego, São Paulo, n. 11, p. 180-187, jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2020.

GARCÍA, Flavio. O “insólito” na narrativa ficcional: a questão e os conceitos na teoria dos gêneros literários. In: GARCÍA, Flavio. (Org.). A banalização do insólito: questões de gênero literário. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2007, p. 11-22.

MATANGRANO, Bruno Anselmi; TAVARES, Enéias. Fantástico brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Curitiba: Arte & Letra, 2019.

PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994.

ROAS, David. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Editora UNESP, 2014.

RODRIGUES, Selma Calasans. O fantástico. São Paulo: Ática, 1988.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.