REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE PROJETOS DE LETRAMENTO NO PIBID
Resumo
Este artigo objetiva socializar as vivências e experiências construídas por duas acadêmicas do curso de Letras da Universidade[1] em atuação como bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto Letras-Português do PIBID no período de 2013 a 2016. Para tanto, à luz da teoria dos Estudos do Letramento, realiza-se a discussão dos relatos de experiência constituídos ao longo de aproximadamente quatro anos de práticas desenvolvidas no Subprojeto mencionado. A descrição dos projetos, os diários reflexivos das acadêmicas e o questionário que serviu como instrumento para conhecer, inicialmente, a realidade social dos alunos da educação básica envolvidos constituem o corpus de análise do presente texto. Lança-se um olhar para esses relatos que envolvem seis projetos, visando à ampliação do universo cultural e do letramento dos estudantes da escola básica. Como resultados, pode-se perceber, a importância do diagnóstico da comunidade escolar, de modo a conhecer os interesses dos estudantes, seus saberes prévios e problemas sociais locais, bem como do trabalho pedagógico por meio de projetos de letramento de modo a desenvolver a criticidade nas práticas de leitura e escrita objetivando a cidadania.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3303
[1] A fim de mantermos a avaliação às cegas na submissão deste artigo, substituímos o nome da IES pelo termo Universidade.
Palavras-chave
Referências
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