A MATERIALIZAÇÃO DO MACHISMO NO ENUNCIADO “ESTUPRO CULPOSO”

Edlaine Souza de Lima, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Alberto Lopo Montalvão Neto, Éderson Luis Silveira

Resumo


Ao longo dos anos, diversas formas de coerção e de violência têm sido denunciadas em inúmeros veículos de comunicação. Algumas vezes, essas denúncias são provenientes de movimentos de militância e de resistência. Nesse contexto, um recente caso que causou comoção e revolta nas redes sociais foi o de Mariana Ferrer. O episódio central ocorreu a partir da circulação do enunciado “estupro culposo”, que emerge como um acontecimento discursivo a partir do cunho do termo para se referir ao desfecho de seu julgamento. Partindo desse cenário, no presente trabalho temos como objetivo analisar as discursivizações presentes no enunciado “estupro culposo”, de modo a pensar sobre algumas das opressões impostas por relações de poder que há muito regem a sociedade. Pensamos ainda sobre os discursos que emergem das lutas e resistências e que se contrapõem a essas relações. Para isso, mobilizamos algumas noções da Análise Foucaultiana do Discurso, no âmbito de uma análise enunciativa, compreendendo a questão como um acontecimento discursivo. O corpus foi constituido a partir do vídeo do julgamento e de matérias sobre o caso. A partir de reflexões sobre as relações que emergem entre discursos, nossos resultados apontam para a possibilidade de distintas formas de resistência em meio aos discursos patriarcais e machistas expostos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i5.3361


Palavras-chave


“Estupro culposo”. Análise do Discurso. Análise enunciativa. Poder. Resistência.

Referências


BRASIL. Código Penal. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Vade mecum. São Paulo: Saraiva, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2012.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1988.

LEMOS, Flavia Cristina Silveira; CARDOSO JÚNIOR, Hélio Rebello. A genealogia em Foucault: uma trajetória. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 3, p. 353-357, 2009.

NAVARRO-BARBOSA, Pedro Luís. O acontecimento discursivo e a construção da identidade na História. In: SARGENTINI, Vanice; NAVARRO-BARBOSA, Pedro. (Orgs.). Michel Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004, p. 97-130.

SANTANA, Wilder Kléber Fernandes de; PEREIRA, Anísio Batista; LOPES, Lucas Rodrigues. A (des)ordem matrimonial nas terras da rainha: notas sobre o acontecimento discursivo e a memória no casamento entre o príncipe Harry e a princesa Meghan. Fólio – Revista de Letras. V. 11, n. 1, p. 1067-1083, 2019.

SARGENTINI, Vanice; NAVARRO-BARBOSA, Pedro. Foucault e os domínios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004.

SILVEIRA, Éderson Luís. Onde há poder, que haja resistência: notas sobre a pandemia, a negligência necropolítica e a governamentalidade (im)possível em tempos de distanciamento social. Revista FORPROLL, v. 4, n. 2, p. 97-120, 2020. SILVEIRA, Éderson Luís. Pensar com Foucault: história, sujeito e discurso. Cadernos Discursivos, v. 1, p. 38-50, 2014.

SILVEIRA, Éderson Luís; SANTANA, Wilder Kléber Fernandes de. "Ele não" como ato de resistência: notas sobre Bakhtin, Foucault e a necessidade de dizer a verdade em atos responsáveis. In: FRANCELINO, Pedro Farias; SANTANA, Wilder Kléber Fernandes de (Orgs.). Bakhtin e o círculo em fronteiras do discurso. São Carlos: Pedro & João, 2019, v. 1, p. 87-116.

SILVEIRA, Éderson Luís; SILVA, Francisco Viera da. Cão que lattes nao morde? Efeitos do produtivismo acadêmico na construção da autoria. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI, v. 7, p. 127-136, 2018.

THE INTERCEPT. Influencer Mariana Ferrer: estupro culposo. The Intercept, 03 nov. 2020. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2021.

SANTOS, Viviane Galhardi. Caso Mariana Ferrer: o estupro culposo e a ignorância deliberada. Migalhas, 19 nov. 2020. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2021.

ESTADÃO. Veja a íntegra da audiência de Mariana Ferrer em julgamento sobre estupro. [S. l]. 2020, 180 min, son., color. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2021.

UOL. Caso Mariana Ferrer: finalização do caso gera revolta entre internautas nas redes sociais. UOL, 03 nov. 2020. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2021.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.