TRADUÇÃO AUDIOVISUAL ACESSÍVEL: PESQUISA SOBRE LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS
Resumo
Este artigo objetiva apresentar os principais resultados da pesquisa de doutorado LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) E LEGENDAGEM PARA OUVINTES: UM ESTUDO SOBRE A SEGMENTAÇÃO E A VELOCIDADE NA LEGENDAGEM DA CAMPANHA POLÍTICA DE 2010 (Monteiro, 2016). Ela faz parte do projeto EXLEG III (Estudos experimentais em legendagem: análise da recepção de legendas em gêneros audiovisuais por espectadores surdos e ouvintes), desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará, que tem como objetivo investigar a influência da velocidade e da segmentação em legendas de gêneros audiovisuais, mais especificamente em legendas para surdos e ensurdecidos. Esta pesquisa teve cunho exploratório-experimental, e nela foi analisada a influência da segmentação linguística e da velocidade das legendas em campanhas eleitorais na televisão, com o auxílio de um aparelho de rastreamento ocular, para observarmos a quantidade e a duração das fixações oculares. Fizemos uso também de relatos retrospectivos e de questionários. Trabalhamos com legendas nas velocidades lenta (145 palavras por minuto) e rápida (180 palavras por minuto), bem e mal segmentadas. Um total de 16 espectadores, 8 ouvintes e 8 surdos, assistiram a vídeos com legendas Lentas Bem Segmentadas (LBS), Rápidas Bem Segmentadas (RBS), Lentas Mal Segmentadas (LMS) e Rápidas Mal Segmentadas (LMS).
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i4.3362
Palavras-chave
Referências
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