AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jany Baena Fernandez

Resumo


Este artigo trata das produções de texto de alunos do 8º ano do ensino fundamental que são provenientes de uma avaliação diagnóstica em larga escala, aplicada em 33 escolas da Rede Municipal de Campo Grande-MS. O objetivo é analisar, pela perspectiva dos letramentos críticos, a construção de sentido presente nos testes de produção textual realizados pelos alunos na disciplina Língua Portuguesa, incluindo “novos” letramentos sob a ótica de Lanskshear; Knobel (2007) e em coerência com a concepção de linguagem como prática social. A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, com viés interpretativo, e em características descritivas e explicativas. O resultado revela que a inserção da perspectiva dos letramentos críticos no ensino pode levar docentes e alunos a reconstruir significados no processo de produção textual na área de Língua Portuguesa, transformando as práticas avaliativas por meio da ampliação de possibilidades de produção textual. A adoção dessa ótica pressupõe um posicionamento de professores que destaca as possíveis formas de abordar as atividades de escrita e considera os “novos letramentos”, o que remete aos gêneros textuais emergentes.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i5.3370

 


Palavras-chave


avaliação educacional; ensino fundamental; construção de sentido; letramento crítico

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