A FANTASIA NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR E KATHERINE MANSFIELD

Agnes Cássia Santos Grillo

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar os contos Mistério em São Cristóvão de Clarice Lispector e Her first Ball de Katherine Mansfield em uma perspectiva comparativa. O enfoque será a partir das semelhanças da atmosfera de fantasia que permeia os dois contos, com personagens jovens que estão passando por uma transição da adolescência para a vida adulta, sendo que o conto de Clarice Lispector destaca a personagem nomeada como mocinha e em Katherine Mansfield como Leila. As diferenças das narrativas se pautam principalmente na posição dos narradores em terceira pessoa, com Her first Ball no discurso indireto livre, e Mistério em São Cristóvão com um ponto de vista de fora, sem interferências. As personagens são encantadas pelos espaços externos de um baile e de um jardim misterioso, e tem como plano involuntário uma aura que se assemelha aos contos de fadas, no entanto a forma como elas são postas diante da realidade diferem-se e esse artigo visa uma análise intrínseca dos elementos estruturais e de composição do conto para analisar como se dão essas rupturas, utilizando os conceitos de fantasia proposto por Freud (2015) e de Pellegrino (1987) com a questão da inveja fálica.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i5.3407


Palavras-chave


Fantasia. Conto. Jacinto. Baile. Devaneio.

Referências


ARÊAS, Vilma Sant'Anna. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BOSI, Alfredo (org). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr.; João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

FREUD, Sigmund. O escritor e a fantasia. In: ______. Obras completas, volume 8: O delírio e os sonhos na Gradiva, Análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906- 1909). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 325-338.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v5-4/html/index.php#0. Acesso em: 09 jul. 2020.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LISPECTOR, Clarice; MOSER, Benjamin. Todos os contos. São Paulo: Rocco, 2016.

MANSFIELD, Katherine. The collected stories of Katherine Mansfield. Hertfordshire: Wordsworth Classics, 2006.

PELLEGRINO, Hélio. Édipo e a paixão. In: NOVAES, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 307-327.

PERRAULT, Charles. Contos de Charles Perrault. Tradução, prefácio e notas: Eliana Bueno-Ribeiro. Ilustrações: Gustave Doré. São Paulo: Paulinas, 2016.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: Formas Breves, São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2004, pp. 89-90.

RADINO, Glória. Contos de fadas e realidade psíquica: a importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

ROUSSEAU, Karine. Balls (In the 19th and Early 20th Centuries). Mc Coord Museum, 2006. Disponível em: http://collections.museemccord.qc.ca/scripts/explore.php?Lang=1&tableid=11&tablename=theme&elementid=83__true&contentlong. Acesso em: 29 jun. 2020.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.