A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA EM OS MEUS SENTIMENTOS, DE DULCE MARIA CARDOSO

Gabriela Cristina Borborema Bozzo

Resumo


A partir dos aspectos estudados acerca das narrativas literária e cinematográfica, bem como os ponto de incidência entre elas, selecionamos, como objetivo do presente estudo, investigar os aspectos da linguagem cinematográfica no romance português contemporâneo Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso. Propomos a interpretação de uma narrativa literária pouco convencional, repleta de bordões (frases soltas que funcionam como flashbacks cinematográficos) e sem paragrafação tradicional, a partir da linguagem cinematográfica, a fim de analisar no romance a convergência entre o cinema e a literatura. A possibilidade de diálogo entre as representações artísticas se faz presente na obra de Dulce, uma vez que o romance estudado já foi adaptado para o teatro por Mónica Calle, assim como o “Não esquecerás”, que também foi adaptado para um curta-metragem homônimo por João Mário Grilo. Para tanto, pretendemos apresentar proposições de Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de perdição, de Maria do Rosário Lupi Bello. Ademais, faremos uso das proposições de Gerárd Genette em O discurso da narrativa e de Tzvetan Todorov em “A origem dos gêneros”. Usaremos, por fim, o conceito de flashback proposto no Dicionário teórico e crítico de cinema, de Jacques Aumont e Michel Marie.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3511


Palavras-chave


Dulce Maria Cardoso. Os meus sentimentos. Narrativa literária. Linguagem cinematográfica. Flashback.

Referências


AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.

BELLO, M. do R. L. L. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de Amor de perdição. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e Tecnologia/Mnistério da Ciência e do Ensino Superior, 2008.

BRIDI, M. Nova voz da ficção portuguesa: Dulce Maria Cardoso. Légua & Meia: revista de literatura e diversidade cultural. Feira de Santana, UEFS, v. 4, n. 3, p. 261-265, 2005.

CARDOSO, D. M. Entrevista a Cláudia Marques Santos. If you walk the galaxies. 28 abril 2017. Disponível em: < http://ifyouwalkthegalaxies.com/dulce-maria-cardoso/> . Acesso em: 29 de setembro de 2018.

CARDOSO, D. M. Entrevista a Vanda Marques. O amor é o mais benigno de todos os poderes. Entrevista. Jornal i. 17 mar 2014. Disponível em: . Acesso em: 7 de agosto de 2016.

CARDOSO, D. M. Os chão dos pardais. Lisboa: Tinta da China, 2014.

CARDOSO, D. M. Os meus sentimentos. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2012.

GENETTE, Gérard. Discurso da Narrativa. Tradução de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, 1986.

TODOROV, T. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1980.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.