FLAGRANTES DA PRESENÇA DE GANDHI NAS CRÔNICAS CECILIANAS SOBRE EDUCAÇÃO

Teresinha Vânia Zimbrão da Silva, Anderson Azevedo Ferigate

Resumo


O presente artigo considera que a presença de Gandhi na obra de Cecília Meireles, seja poética, seja em prosa, foi muito pouco pesquisada por sua fortuna crítica. Também considera que a escritora dialogou muito com os ideais gandhianos, sobretudo no campo educacional. Por isso, o artigo tem como proposta refletir sobre alguns flagrantes da presença de Gandhi nas crônicas cecilianas sobre educação.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3555


Palavras-chave


Cecília Meireles. Gandhi. Crônicas de educação.

Referências


GANDHI, Mahatma. Autobiografia: minha vida e minhas experiências com a Verdade. São Paulo: Palas Athena, 2001.

______. Hind Swaraj: Autogoverno da Índia. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2010.

GOUVEA, Leila. V. B. Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas, 2007.

LOUNDO, Dilip. Cecília Meireles e a Índia: viagem e meditação poética. In: GOUVEA, Leila. V. B. Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas, 2007, p. 129-136.

MEIRELES, Cecília. O que se diz e o que se entende. São Paulo: Global, 2016.

_______. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, vol. I.

PARANJAPE, Makarand. Hind Swaraj em nossos dias. In: GANDHI, Mahatma. Hind Swaraj: Autogoverno da Índia. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2010.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.