A PERSONAGEM BÍBLICA ESTERIOTIPADA EM FEMME FATALE: A SALOMÉ WILDEANA

Graziela Dantas de Oliveira Almeida

Resumo


Este artigo consiste em investigar a peça teatral Salomé, escrita por Oscar Wilde, em 1891. Aparecendo pela primeira vez no Novo Testamento, a história bíblica em torno da filha de Herodíades, encontrada nos Evangelhos de São Mateus e de São Marcos, surge personificada na imagem de femme fatale no período finissecular oitocentista. O mito de Salomé, venerado pelos artistas e escritores da época, relata a história da princesa da Judeia que, por meio de sua voluptuosa dança, pede ao rei Herodes como recompensa pelo espetáculo, a cabeça de João Batista, por influência de sua mãe. Contudo, a narrativa se modificou ao longo dos séculos, até atingir o seu ápice no período fin-de-siècle. Deste modo, Oscar Wilde, escritor finissecular do século XIX, concebe uma personagem bíblica engendrada nos moldes do arquétipo da mulher fatal.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3592


Palavras-chave


Oscar Wilde. Bíblia. Salomé.

Referências


BÍBLIA. Novo Testamento. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2009. 8ª ed.

BALTOR, S. R. Gautier, Wilde e João do Rio: estetas. In: COUTINHO, L. E. B. (Org.); MUCCI, Latuf Isaias (Org.). Dândis, Estetas e Sibaritas. Rio de Janeiro: Confraria do vento, 2006. v. 1. 256p.

BARBUDO, I. Prefácio. In: Salomé. Trad. Isabel Barbudo. Lisboa: Ed. Estampa, 2000.

BARROSO, I. Oscar Wilde, dramaturgo francês. In: WILDE, Oscar. Salomé. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009, pp. 6-16.

BATAILLE, G. O Erotismo. Tradução de Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

DOTTIN-ORSINI, M. A mulher que eles chamavam fatal: textos e imagens da misoginia fin-de-siècle. Tradução de Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

FARIA, G. A presença de Oscar Wilde na “Belle Époque” literária brasileira. São Paulo: Pannartz, 1988.

GOMES, A. C. O simbolismo. São Paulo: Editora Ática, 1994.

_____________________. Salomé, a musa do fim de século. Revista Criação & Crítica. 2009; nº 2: 66-72. Disponível em: . Acesso em 06/01/2021.

HUTCHEON, L; HUTCHEON, M. O corpo perigoso. Revista Estudos Femininos. Florianópolis, v. 11, n. 1, jan.-jun. 2003. Disponível em: . Acesso em: 25/03/2021.

LEVIN, O. M. As Figurações do Dândi: um estudo sobre a obra de João do Rio. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

MUCCI, L. I. A pintura de Gustave Moreau e seus elos com a literatura decadentista. In: Coutinho, L. E. B. (Org.). Arte e Artifício: manobras de fim-de-século. 1. ed. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras UFRJ, 2002. v. 1. 181p.

PATER, Walter H. The Renaissance: studies in art and poetry. London: Macmillan, 1928. [1951]

SILVA, G. P. Salomé de Oscar Wilde: Questionamentos. Revista Textura, nº 4, 1º semestre de 2001, p. 53-57.

WILDE, O. Salomé. Tradução de João do Rio. São Paulo: Martin Claret, 2004.

____________. Prefácio. In: O Retrato de Dorian Gray. Tradução de Paulo Schiller. Iª ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012. Disponível em: . Acesso em 05/02/2021.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.