“AMOR”, ENTRE CLARICE E ŽIŽEK: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MATERIALISMO LACANIANO
Resumo
O materialismo lacaniano, inicialmente ligado à filosofia política, tem gradualmente expandido seus limites, alcançando agora a área dos estudos culturais, tornando-se uma forte alternativa para a análise literária. Trata-se de um pensamento humanístico que, porém, critica as limitações do marxismo tradicional, acrescentando, ainda, a importância de ler os textos literários a partir do conceito de Inconsciente, o qual se estrutura como uma linguagem. Os principais pensadores dessa corrente são Slavoj Žižek e Alan Badiou e, aqui, usamos principalmente os conceitos do primeiro para analisar o conto “Amor” de Clarice Lispector, enfocando especificamente a possibilidade de se relacionar a fábula do conto a uma representação do encontro com o traumático Real Lacaniano. Para tanto, analisamos a estrutura e conteúdo do conto em questão em busca de indícios que possam ser relacionados ao rompimento ou instabilidade da estrutura simbólica e entrada no Real. Percebemos que a própria estrutura do conto dá margem a essa interpretação, sendo construído em três partes distintas, equivalentes ao equilíbrio simbólico, desestruturação pelo contato com o Real, e reestruturação necessária da ordem simbólica.
PALAVRAS-CHAVE: Clarice Lispector. Amor. Crítica Literária. Materialismo Lacaniano. Slavoj Žižek.
Abstract
Lacanian materialism, initially related to politics philosophy, has been gradually expanding its limits, reaching now the cultural studies and being an alternative to literary analysis. It is an humanistic thought, which, however, criticizes the limitations of traditional Marxism, adding, yet, the importance of reading literary texts by the concept of the Unconscious, which is structured as a language. The main thinkers of this philosophy are Slavoj Žižek and Alan Badiou and, here, we use mainly the concepts of the first of them to analyze the short story “Amor”, by Clarice Lispector, focusing specially the possibility of connecting the plot of the short story to an encounter with the traumatic Lacanian Real. Therefore, we analyzed the plot and structure of the short story chosen searching for evidences which could be related to the rupture or instability of Symbolic structure and entrance in the Real. We noticed that the very structure of the short story opens the possibility to this interpretation, being constructed in three different parts, which could be related to the Symbolic balance, the instability occasioned by the contact with Real and the necessary restructuring of Symbolic level.
KEYWORDS : Clarice Lispector. Amor. Literary Criticism. Lacanian Materialism. Slavoj Žižek
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v1i2.363
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