MULHERES MOÇAMBICANAS FRENTE À POLIGAMIA: NIKETCHE DE PAULINA CHIZIANE
Resumo
Esse estudo visa compreender quais são as representações sociais da poligamia para as mulheres moçambicanas e o universo simbólico apresentado em suas mentes, por meio da análise da obra Niketche: Uma história de Poligamia de Paulina Chiziane, entrevistas com nativas e teses sobre o tema. Para isso, se utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada e diário de campo. A partir do recolhimento dos dados necessários, como o contexto histórico de Moçambique e das mulheres moçambicanas, segundo a perspectiva da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, a análise da obra literária foi dividida em duas dimensões: representação da culpa e a personagem-narradora como espaço de alteridade, a fim de compreender a ancoragem da subalternidade feminina frente à poligamia. Por fim, identificou-se a primeira dimensão como pano de fundo sustentador do discurso à respeito da poligamia e a segunda dimensão reveladora de um posicionamento de união das mulheres frente à poligamia.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i6.3655
Palavras-chave
Referências
ALBUQUERQUE, E.; MACHADO, L. Representações Sociais de inclusão entre professores de escolas públicas. In: MAGALHÃES, R. (Org.) Educação inclusiva e escolarização: política e formação docente. Brasília: Liber Livro, 2011.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13ª Ed. 6ª tiragem. São Paulo: Saraiva, 2003.
CABAÇO, J. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CHIZIANE, P. Niketche: uma história de Poligamia. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CHIZIANE, P. Eu, mulher... Por uma nova visão de mundo. Rio de Janeiro: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 5, n° 10, 2013.
GUARESCHI, P. “Sem dinheiro não há salvação”: ancorando o bem e o mal entre os neopentecostais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.) Textos em Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
HERNANDEZ, L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 4ª Ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.
IGLESIAS, O. África, a Mulher Moçambicana e a NEPAD. Lisboa: Universidade Lusófona, 2007.
JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.) Textos em Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MACARINGUE, I. Políticas lingüísticas e nacionalização do português em Moçambique. Foz do Iguaçu: Epígrafe, 2014.
MINAYO, M. et al. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MENDES, M. Abraço utópico entre Logos e Sofia em romances de Paulina Chiziane. 2009. 180f. Tese (Doutorado em Letras – Licenciaturas de Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
SPINK, M. Desvendando as teorias implícitas: uma metodologia de análise das Representações Sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.) Textos em Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.