RIOBALDO: TRAVESSIA DO HERÓI PROBLEMÁTICO NO GRANDE SERTÃO

Izabelly Maria da Silva Mota

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal analisar o perfil problemático do protagonista Riobaldo, no livro “Grande Sertão: veredas”, do escritor João Guimarães Rosa. A abordagem evidencia o caráter do herói romanesco, que vivencia um conflito de inadequação com o mundo, marcado por suas reflexões. O romance é analisado à luz do conceito do herói problemático ou demoníaco concebido por Georg Lukács, presente na obra “A Teoria do Romance” (2000). Esta produção caracteriza o romance como um gênero profundamente relacionado ao surgimento da burguesia. Além disso, é utilizado, quando necessário, os conceitos de Walter Benjamin em seu ensaio “O Narrador” (1994), nele o filósofo aborda a questão do indivíduo solitário, que é retratado no romance moderno. A análise, por conseguinte, se acerca do conceito da construção da identidade, a partir dos conflitos interiores de Riobaldo. A obra em estudo, ainda aborda o conflito entre o “eu” e o mundo, dando espaço às marcas individuais do sujeito, característica predominante no romance moderno. Desse modo, a travessia do personagem Riobaldo, impotente perante a realidade, também é compreendida com o auxílio teórico de Candido (2002) e Nunes (2013) que evidenciam a relevância da produção de Guimarães Rosa.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3706


Palavras-chave


Guimarães Rosa. Herói problemático. Reflexões.

Referências


BENJAMIN, Walter. O narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica. Arte Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CANDIDO, Antonio. Tese e antítese. São Paulo: Ed. Nacional, 2002.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34. 2000.

NUNES, Benedito. A Rosa o que é de Rosa: literatura e filosofia em Guimarães Rosa. Org. Victor Sales Pinheiro. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. São Paulo: Nova Aguilar, 1994.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.