A RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E OS SUJEITOS DIALÓGICOS DA PESQUISA EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa maior que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino/PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG e tem como objetivo geral investigar, à luz da Abordagem Dialógica do Discurso, o processo de orientação/interação discursiva entre Orientador e orientando no contexto de um mestrado profissional (PROFLetras), de uma universidade pública brasileira. Apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, que se ligam à primeira categoria de análise proposta, com vistas a descrever e analisar o perfil acadêmico e social dos sujeitos dialógicos envolvidos no processo de orientação. Os resultados iniciais mostram que, quanto aos estudos sobre o processo de orientação na pós-graduação, no contexto do PROFLetras, há uma urgente necessidade de se pensar aspectos nessa relação de forma a (res)significá-la, além de entender as especificidades desse processo no contexto do mestrado profissional, que, de certo modo, se difere da relação de orientação no contexto de um mestrado acadêmico e que tem como objetivo a preparação teórico-metodológica de professores atuantes na educação básica brasileira.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3726
Palavras-chave
Referências
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