A RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E OS SUJEITOS DIALÓGICOS DA PESQUISA EM UM MESTRADO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Wallace Dantas, Eliete Correia dos Santos

Resumo


Este artigo faz parte de uma pesquisa maior que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino/PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG e tem como objetivo geral investigar, à luz da Abordagem Dialógica do Discurso, o processo de orientação/interação discursiva entre Orientador e orientando no contexto de um mestrado profissional (PROFLetras), de uma universidade pública brasileira. Apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa, que se ligam à primeira categoria de análise proposta, com vistas a descrever e analisar o perfil acadêmico e social dos sujeitos dialógicos envolvidos no processo de orientação. Os resultados iniciais mostram que, quanto aos estudos sobre o processo de orientação na pós-graduação, no contexto do PROFLetras, há uma urgente necessidade de se pensar aspectos nessa relação de forma a (res)significá-la, além de entender as especificidades desse processo no contexto do mestrado profissional, que, de certo modo, se difere da relação de orientação no contexto de um mestrado acadêmico e que tem como objetivo a preparação teórico-metodológica de professores atuantes na educação básica brasileira.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3726


Palavras-chave


Abordagem Dialógica do Discurso. Relação Orientador-Orientando. Mestrado Profissional. PROFLetras.

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