IDÍLIO E METAMORFOSE EM BICHA DEVIA NASCER SEM CORAÇÃO

Antonio Caio Almeida Rosal, Heitor Cavalcante de Farias Feitosa, Edson Soares Martins

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de analisar o conto Coração, de Marcelino Freire, utilizando como arcabouço teórico as considerações de Bakhtin (2018) a respeito do espaço-tempo denominada pelo autor de cronotopo. Vale ressaltar que a representação dos espaços dos transportes públicos de Recife e a moradia da casa de Célio formam as principais ambientações do conto. A fim de desenvolver as problemáticas retratadas na obra, também serviram como referencial os conceitos desenvolvidos em Luto e Melancolia por Sigmund Freud (2013). Visto que a personagem Célio passa por processos psíquicos assemelháveis ao luto, após a perda do sujeito amado, e à melancolia, merece destaque em nossa leitura o aspecto da autodepreciação, já visível desde o título do conto. Coração evidencia a complexidade das relações interpessoais, com foco no universo LGBTQIA+ e elucida pontos cruciais sobre o tratamento da temática das relações intersubjetivas em Marcelino Freire, além de trazer reflexões internas sobre a carência afetiva e o desejo.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3727



Palavras-chave


conto, Marcelino Freire, estigma

Referências


AMORIM, Marília. Cronotopo e exotopia. In BRAIT, Beth (org.) Bakhtin: outros conceitos chave. São Paulo: Contexto, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2018. 272p.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: Unesp, 2002.

FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. São Paulo: Cosac Naif, 2013.

LEITE, José Gilton Paz. Da perda não elaborada: a melancolia em Sigmund Freud. In: Anais do seminário dos estudantes de pós-graduação em filosofia da UFSCar. São Carlos, 2013x, 2014, n10. P167-185.

MACHADO, Irene. A questão espaço-temporal em Bakhtin: cronotopia e exotopia. In: PAULA,Luciane de; STAFUZZA, Grenissa. Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. p. 203-234.

MAIA, Helder Thiago. Sem-vergonhices, descaramentos e safadezas na obra de Marcelino Freire. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 109-126, dez. 2015.

OLIVEIRA, Maria Eveuma de; FREIRE, Manoel. O cronotopo narrativo: uma análise do romance Dôra Doralina. In: Anais do SILEL. Uberlândia, EDUFU, 2011, v.2, n2. p.1-15.

OLIVEIRA, Sonia Cristina Coelho. A voz de Roberto Carlos: avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e a opinião do público. Dissertação de mestrado - PUC/SP, São Paulo, 2007.

SOARES, Leandro Lopes; COSTA, Maria Edileuza da. Os contos de Clarice Lispector à luz de Bakhtin: uma análise cronotópica. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 6, n. 3, p. 273-285, set.-dez. 2017.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.