CORPOS EM CONVULSÃO: ASPECTOS EROTISMO NA POÉTICA DE GREGÓRIO DE MATTOS
Resumo
Este trabalho visa aprofundar a análise dos aspectos do erotismo, com base na filosofia de Georges Bataille (2017), sobre a poética de Gregório de Mattos. Acreditamos que ao longo de seus poemas seja possível encontrar diferentes figurações do erotismo a respeito da morte, do desejo e da religião. Relacionando as ideias de Bataille com o contexto histórico e literário do barroco, encontramos a construção de opostos que compõem a estrutura do poema, em especial Necessidades forçosas da natureza humana (1975). Visando encontrar as relações entre a estética barroca e o erotismo estudado por Bataille, interpretamos os signos e símbolos dispostos no poema como o desejo de “terminar” ciclos, de amor e de vida, bem como a urgência, ou como título já expressa, a necessidade de satisfazer os desejos da carne. Portanto, as metáforas das trevas e da luz, do sagrado e do profano, unem-se num só corpo e mente, que sofre por conta própria, prosperando no prazer de viver e, no limite deste momento glorioso, se depara com o verdadeiro fim dos círculos: a morte.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i7.3728
Palavras-chave
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Mattos. Salvador: Fund. Casa Jorge Amado, 1989.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1959.
MATTOS, Gregório de. Poemas Escolhidos. Cultrix: São Paulo, 1975.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.