OS SABERES DOCENTES DE LICENCIANDOS EM LETRAS/PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS AÇÕES DO PIBID/UNEAL

Silvio Nunes da Silva Júnior, Eliane Bezerra da Silva

Resumo


O curso de licenciatura é quase sempre o primeiro passo que o professor dá para a construção de seus saberes sobre ensino, aprendizagem e outros processos que compõem as instituições escolares. Nesse sentido, a concepção de saber docente enquanto processo de formação é cara à pesquisa acadêmica por demonstrar o caráter dinâmico no qual a formação dos professores (inicial e continuada) se situa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem sido um meio pelo qual muitos licenciandos têm contato direto com os contextos de sala de aula na educação básica. Por meio dos relatos dos pibidianos, é possível ter uma visão aprofundada sobre os caminhos trilhados e os saberes construídos. Pensando nisso, objetivamos, com este estudo, compreender a construção dos saberes docentes de bolsistas do PIBID/Letras/UNEAL como professores de língua portuguesa em processo de formação inicial, tendo como base o prisma interpretativista da investigação qualitativa. Em linhas gerais, a pesquisa aponta que os saberes docentes estão sempre imbricados num contexto heterogêneo e se desenvolvem fora do círculo fechado de conhecimentos docentes que eram “determinados” por teorias pedagógicas ditas tradicionais. Além disso, vimos que tem sido necessário que o professor entenda a necessária continuidade da sua autonomia relativa e estimule a produção concreta e social dos conhecimentos de seus alunos.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3752

 


Referências


CAMPELO, M. E. C. H. Alfabetizar crianças: um ofício, múltiplos saberes. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2001.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n, 2, p. 221-236, 2003.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA. A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.31- 61

NUNES, C. M. F. Saberes Docentes e a Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.

NÓVOA, A. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992.

PENIN, S. T. S. A professora e a construção do conhecimento sobre o ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 92, São Paulo, p. 5-15, fev./1995.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez, 1999.

ROHLING, N. As bases epistêmicas da análise dialógica do discurso na pesquisa qualitativa em linguística aplicada. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, p. 44-60, 2014.

SOUTO MAIOR, R. C. Pensamento bakhtiniano nos estudos da linguagem: a ação do pesquisador como ato responsável. Polifonia, Cuiabá, MT, v. 20, n. 27, p. 31-53, jan./jun., 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, M. Os saberes dos professores. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (Org..). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 10. ed., Petrópolis: Vozes, 2006.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 05- 24, 2000.

ZOZZOLI, R. M. D. Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas. In: LEFFA, V. (Org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.