LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LITERATURA EM AULAS DE ESPANHOL
Resumo
Na área de Linguística e Literatura, particularmente no âmbito dos cursos de Licenciatura em Letras, a discussão sobre o ensino de literatura tem ganhado, especialmente nos últimos anos, uma maior atenção por parte de especialistas que se dedicam à formação de professores. Neste artigo, vinculado aos Estudos sobre linguagem e ensino, temos como objetivo principal discutir algumas das contribuições da Linguística Aplicada (LA) para o ensino de literatura em aulas de língua espanhola. Propomos refletir sobre de que modo o trabalho de pesquisadores dos Estudos hispânicos tem contribuído com o ensino de literaturas a partir da ótica da Linguística Aplicada. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Brait (2000), Costa Junior (2020), Jover-Faleiros (2019), Paraquett (2012), Silva Júnior (2020), entre outros.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3755
Palavras-chave
Referências
AMORIM, M. A. de. Ensino de literaturas: perspectivas em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2017.
AMORIM, M. A. de; SILVA, M. R. L. da. O ensino de literaturas na Linguística Aplicada. Raído (Online), Dourados, v. 14, 2020.
ARAGÃO, C. de O. Todos maestros y todos aprendices: la literatura en la formación de profesores de E/LE tratada como objeto de estudio, recurso para la enseñanza y formadora de lectores. 2006. 552 f. Tese (Doutorado em Filología Hispánica) – Universidade de Barcelona, Barcelona, 2006.
BRAIT, B. Língua e literatura: uma falsa dicotomia. Revista Anpoll, v. 1, n. 8, 2000.
COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Lembrar para não esquecer: memória, história e ficção em aula de língua espanhola. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2017.
COSTA JUNIOR, J. V. L. da. Reflexões sobre a criação da disciplina ‘Ensino de literaturas de línguas estrangeiras’ nos cursos de Letras da UERN. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 09, 2020.
COSTA JUNIOR, J.V. L. da; PINHEIRO-MARIZ, J. Pensando o ensino de Literaturas de Língua Espanhola na Educação Superior. Revista Terceira Margem, v. 24, 2020.
COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
COIMBRA, L. S. B. O letramento literário no livro didático de espanhol: tem pedra no caminho? 2018. 357 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
CLÍMACO, A. O; ORTEGA, R. da S; MILREU, I (Orgs). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. Campina Grande: EdUFCG, 2018.
GUIMARÃES, R. B. J. O Estágio curricular nos cursos de Letras: o desafio de ensinar a ensinar literatura. In: MILREU, I; RODRIGUES, M. C. (Orgs). Ensino de língua e literatura: políticas, práticas e projetos. Campina Grande: Bagagem, 2012.
JOVER-FALEIROS, R. O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 57, 2019.
MOITA LOPES, L. P. da. A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada? In: SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (Orgs). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
MOITA LOPES, L. P. da. Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
NASCIMENTO, M. B. do; TROUCHE, A. L. G. Literatura y Enseñanza. Rio de Janeiro: CAA Editora, 2008.
PAIVA, R. S. C. de. Tratamento didático do texto literário nos manuais de espanhol: gêneros literários, práticas de leitura e latinidade. 2020. 353 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020.
PARAQUETT, M. A língua espanhola e a linguística aplicada no Brasil. Revista Abehache, n. 02, 2012.
SIGNORINI, I; CAVALCANTI, M. C. (Orgs). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
SANTORO, E. Da indissociabilidade entre o ensino de língua e de literatura: uma proposta para o ensino do italiano como língua estrangeira. 2007. 355 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, M. M. da. Uma estranha na sala de aula: interculturalidade, letramento literário e ensino. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, v. 2, n. 57, 2019.
SILVA JÚNIOR, A. F. da. Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o Hispanismo no Brasil. Raído, Dourados, v. 14, n. 36, 2020.
OLIVEIRA, F. F. de. A literatura na língua do outro: o tratamento literário em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.